Jornal de Angola

Nobel da Química também dividido por três laureados

-

O Prémio Nobel da Química de 2018 foi entregue à norte-americana Frances H. Arnold, ao compatriot­a George P. Smith e ao britânico Sir Gregory P. Winter, anunciou, ontem, a Academia Sueca. Os laureados deste ano, justificou o comité do Nobel, “tomaram o controlo da evolução e usaram os mesmos princípios – mudança genética e selecção – para desenvolve­r proteínas que resolvem os problemas químicos da humanidade”.

“Enzimas produzidas através da evolução dirigida são usadas para fabricar tudo, desde os biocombust­íveis até aos fármacos. Anticorpos desenvolvi­dos através do método ‘phage display’ combatem as doenças autoimunes e em alguns casos curam can- cros metastátic­os”, exemplific­a a academia.

Frances H. Arnold realizou, em 1993, a primeira evolução dirigida de enzimas, que são proteínas que catalisam reacções químicas, recorda o júri.

Os seus métodos foram, entretanto, afinados e são actualment­e usados rotineiram­ente para desenvolve­r novos catalisado­res.

George P. Smith desenvolve­u, em 1985, um método conhecido como ‘phage display’, em que um fago - um vírus que infecta bactérias - é utilizado para fazer desenvolve­r novas proteínas. Por seu lado, Grego-ry Winter usou este método para a evolução dirigida de anticorpos, com o objecti-vo de produzir novos medicament­os.

O prémio Nobel da Química tem um valor de nove

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola