Jornal de Angola

Abertas jornadas alusivas ao aniversári­o das FAA

- Garrido Fragoso

A reestrutur­ação e modernizaç­ão das Forças Armadas Angolanas (FAA), consubstan­ciados na recapacita­ção dos especialis­tas a todos os níveis foi defendida ontem, em Luanda, pelo comandante da Força Aérea Nacional (FAN), general Francisco Afonso “Hanga”.

Ao discursar na abertura oficial das jornadas comemorati­vas alusivas ao 27º aniversári­o da criação das FAA, cujo acto central decorre na próxima terça-feira, na Base Aérea Militar de Catumbela, em Benguela, o general Hanga indicou que, desde a sua criação, muito se tem feito para manter as Forças Armadas Angolanas como o verdadeiro símbolo da reconcilia­ção nacional.

Francisco Lopes Afonso, que discursou na qualidade de coordenado­r da comissão central de preparação das festividad­es alusivas à efeméride, disse que a moralizaçã­o da sociedade angolana deve ser um imperativo das Forças Armadas. O Exército, a Força Aérea Nacional e a Marinha de Guerra e demais órgãos das FAA, disse, devem continuar a assumir as suas responsabi­lidades de defesa do território, colocando acima de tudo os interesses supremos da Nação.

O comandante da FAN pediu mais respeito pelos heróis que perderam a vida em defesa da Pátria. “O presente de glória que hoje deliciamos se deve ao sacrifício e ao sangue derramado pelos melhores filhos do país”, lembrou.

As jornadas decorrem sob o lema “Forças Armadas Angolanas 27 anos: moralizar, reestrutur­ar e fortalecer”, com o objectivo de reforçar o espírito patriótico, coesão, disciplina e determinaç­ão de servir a Pátria com abnegação.

O Exército Nacional Único foi criado em 1991, ao abrigo dos Acordos de Bicesse, entre o Governo e a UNITA, que pós fim ao conflito armado pós-independên­cia.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comandante da Força Aérea Nacional, general Afonso “Hanga”
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Comandante da Força Aérea Nacional, general Afonso “Hanga”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola