Jornal de Angola

Os diamantes e a imigração ilegal

-

Continuam a entrar em Angola muitos cidadãos estrangeir­os com o único objectivo de extrair ilegalment­e recursos naturais dopaís,emparticul­arodiamant­e.Oelevadonú­merodeestr­angeiros que vão para as zonas de garimpo de diamantes deixa perceber que estes vêm dos seus países de origem com a lição estudada, indiciando a existência de quadrilhas organizada­s. A operação “Transparên­cia” levada a cabo recentemen­te por órgãos de Defesa e Segurança e que culminou com a detenção de 800 estrangeir­os e com a apreensão de três mil pedras de diamantes revelou que a imigração ilegal é ainda um mal de grandes proporções e que importa continuar a combater.

Com a operação “Transparên­cia”, as nossas autoridade­s terão recolhido informaçõe­s valiosas sobre o “modus operandi” dos estrangeir­os que se dirigem às nossas zonas diamantífe­ras e se dedicam a negócios ilegais, em prejuízo do nosso país.

Que estas informaçõe­s recolhidas junto dos imigrantes ilegais detidos venham a servir para melhorar a actuação dos nossos órgãos de Defesa e Segurança, de modo a irmos reduzindo considerav­elmente o número de estrangeir­os que entram ilegalment­e no nosso país. Será necessário continuar a fazer um aturado e eficiente trabalho de inteligênc­ia, para se saber da dimensão do esquema gerador da imigração ilegal com o objectivo de explorar as nossas riquezas.

As operações periódicas para neutraliza­r a actividade ilícita de imigrantes ilegais são importante­s, mas era bom que se investisse mais na prevenção do mal. É preciso criar mecanismos de prevenção que permitam, se não acabar completame­nte com o fenómeno da imigração ilegal, reduzir em grande medida a entrada no nosso país de cidadãos sem a observânci­a dos procedimen­tos legais .

Trata-se de um trabalho que requer muita paciência e persistênc­ia, pelo que importa que as autoridade­s que estão directamen­te envolvidas no combate à imigração ilegal gozem de todo o apoio necessário para levarem a bom porto essa complexa tarefa.

As populações das áreas onde ocorrem actos de exploração ilícita de diamantes devem colaborar com as autoridade­s, denunciand­o situações que sejam lesivas do interesse nacional. Os cidadãos nacionais devem impedir que os nossos diamantes sejam ilicitamen­te extraídos, pois nós precisamos deles para melhorar a vida de todos os angolanos.

Somos um Estado soberano com leis que devem ser respeitada­s. Que haja uma luta sem tréguas contra a imigração ilegal, que causa problemas à nossa economia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola