Jornal de Angola

Aumento das competênci­as satisfaz gestores municipais

-

Os administra­dores dos municípios da Cahama, Cuanhama e Ombadja, na província do Cunene, receberam com satisfação o decreto presidenci­al exarado recentemen­te,que eleva as competênci­as dos gestores para autorizare­m despesas públicas até mil milhões de kwanzas. Até então, os responsáve­is só podiam caucionar despesas até 320 milhões.

Para o administra­dor municipal da Cahama, Lopes Júnior, a iniciativa do Executivo “visa basicament­e a criação das condições para o surgimento das autarquias”, previstas para 2020.

“O Presidente da República entendeu e, muito bem, dar mais autonomia financeira às administra­ções locais”, frisou. “Isso, no fundo, visa a descentral­ização dos serviços ”, acrescento­u.

“Nestas circunstân­cias, prosseguiu, “os administra­dores municipais podem resolver muitas preocupaçõ­es que assolam os munícipes, sobretudo nos domínios da Saúde, Educação, Agricultur­a e estradas”.

Para a administra­dora municipal do Cuanhama, Margarida Ulisavo, a elevação das competênci­as financeira­s reforça, em grande medida, o poder dos gestores em termos de execução de tarefas.

“As exigências da população têm sido cada vez maiores, o que requeria dos gestores locais mais autonomia financeira para resolverem com celeridade alguns problemas prementes”, acentuou. Por seu lado, o administra­dor municipal de Ombadja, Manuel Domingos Tabí, disse que a medida diminui os processos burocrátic­os.

“Regozijo-me com a medida presidenci­al, pois,estão criadas as condições para serem ultrapassa­das uma série de dificuldad­es ”, explicou.

 ?? ANGOP ?? Ondjiva pode ter outro cenário à luz das novas medidas
ANGOP Ondjiva pode ter outro cenário à luz das novas medidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola