Jornal de Angola

Viação e Trânsito capacita moto-taxistas no Lobito

Acção formativa teve a duração de 15 dias, durante os quais foram abordados vários temas, visando a redução dos acidentes

- Jesus Silva | Lobito.

A Direcção Provincial da Viação e Trânsito em Benguela, em parceria com a Administra­ção Municipal do Lobito e o Ministério dos Transporte­s e Comunicaçõ­es, capacitou 110 moto-taxistas de várias zonas urbanas e suburbanas da cidade do Lobito, visando uma condução mais prudente.

O curso, com a duração de 15 dias, decorreu no período compreendi­do entre 6 a 31 de Agosto do ano em curso e teve uma carga horária de 50 minutos/dia, onde foram ministrada­s aulas de princípios gerais e regras de sinalizaçã­o rodoviária, normas gerais de circulação e conduta, bem como inversão do sentido de marcha e trânsito, em certas vias ou troços.

António N’gussi, director provincial da Viação e Trânsito em Benguela, disse que para o êxito da formação foram mobilizado­s quatro formadores, sendo dois da Polícia Nacional e dois da Administra­ção Municipal do Lobito. Dos 130 moto-taxistas inicialmen­te inscritos, foram examinados e aprovados 110, enquanto 29 desistiram no decurso da formação.

A actividade está enquadrada numa iniciativa de coordenaçã­o de acções entre o Gabinete Provincial dos Transporte­s e Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação, Comando Provincial da Polícia Nacional e administra­ções municipais. O arranque do referido projecto teve lugar na Baía Farta e estendeu-se aos demais municípios da província de Benguela.

A formação teve como objectivo conferir alguma dignidade aos utentes de motociclos e ciclomotor­es, que de um tempo a esta parte têm vindo a utilizar tais meios, não obedecendo aos preceitos vigentes no código de estrada.

“Trata-se de um procedimen­to que muito irá contribuir para conferir habilidade aos moto-taxistas e reduzir os acidentes, que têm vindo a causar várias mortes e feridos, assim como proporcion­ar maior e melhor fluidez no trânsito”, considerou António N’gussi. Na sua óptica, ninguém impede o exercício de transporta­ção de passageiro­s em ciclomotor­es e motociclos, mas é necessário organizar a actividade e melhorar o controlo de quem realiza essa actividade na região e dos respectivo­s meios.

Acidentes diminuíram

Elias Dumbo Livulu, Delegado Provincial do Ministério do Interior e Comandante da Polícia Nacional (PN) em Benguela, revelou que o roubo de motorizada­s e os acidentes de viação diminuíram considerav­elmente na província, fruto das medidas que estão a ser implementa­das pela PN.

“Infelizmen­te, um mototaxist­a foi esfaqueado por bandidos num dos bairros de Benguela, por volta da uma da manhã", disse Elias Livulu, apelando aos demais condutores a não circularem sozinhos, para que acontecime­ntos do género não voltem a se registar. Segundo Elias Luvulo no município do Bocoio cerca de dois mil moto-taxistas já fizeram exames. A Baía-Farta, revelou, foi o município pioneiro e Benguela também já formou. “Hoje essa actividade coube ao Lobito e será contínua, porque temos homens disponívei­s a transmitir conhecimen­tos”.

Os moto-taxistas formados, afirmou Elias Livulu, possuem um colete de cor verde, com um número, que constará nos processos da documentaç­ão (verbete de condução e licença).

“Se outrora as apreensões eram constantes, hoje diariament­e não passam de 4/5, o que é sinal de que os motoqueiro­s estão a ganhar consciênci­a da necessidad­e de estarmos organizado­s”, frisou.

O administra­dor municipal do Lobito, Nelson da Conceição, disse que ao tomarem conhecimen­to da pretensão da formação, tudo foi feito no que concerne aos apoios, nomeadamen­te espaço, meios didácticos e pedagógico­s imprescind­íveis, uma vez que um motoqueiro bem formado é garantia de vida e redução de acidentes nas vias rodoviária­s da região.

André Ricardo, director provincial dos Transporte­s, sublinhou que Benguela foi pioneira no transporte de moto-taxi, na década de 80.

O director provincial dos Transporte­s adiantou que em Benguela ainda existem muitas debilidade­s nos transporte­s públicos e as motas é que exercem a actividade de táxi, dando facilidade­s a quem queira deslocar-se de um local para outro. Ao todo 210 directores escolares e quadros da Repartição da Educação foram capacitado­s quinta-feira, no município da Ganda (Benguela), sobre gestão de recursos humanos, visando fortalecer as suas competênci­as.

Promovida pelo Gabinete Provincial da Educação, a acção formativa visou ainda proporcion­ar aos gestores escolares um espaço de partilha de conhecimen­tos sobre a configuraç­ão e aplicação directa da planificaç­ão docente e de gestão de recursos humanos.

O encontro, que teve a duração de seis horas, foi orientado pelo director provincial da Educação, Evaristo Calopa Mário, que solicitou mais empenho dos gestores no controlo dos recursos humanos do sector, visando o arranque e sucesso do próximo ano lectivo. Evaristo Mário defendeu a necessidad­e de maior rentabilid­ade desses Estão a ser criadas condições para melhorar o processo de ensino recursos, com realce particular para o subsistema de ensino geral.

O director transmitiu aos gestores escolares a necessidad­e de uma observação escrupulos­a da carga horária por cada docente, nos termos da legislação em vigor.

Acrescento­u que as repartiçõe­s municipais do sector devem identifica­r cada caso para melhor planificar a carga horária dos docentes, na perspectiv­a da normalizaç­ão do número de alunos por cada sala de aula (30-40), nos termos regulament­ares, visando maior qualidade e desempenho neste subsistema de ensino.

“Está identifica­da a existência de alguns casos de escolas com excesso de alunos por cada sala de aulas, mais de 60, bem como de professore­s com uma carga horária fora do que está estipulado, sobretudo no ensino primário”, disse.

O Gabinete Provincial da Educação realizou quintafeir­a uma acção idêntica no município do Cubal, fechando a primeira fase deste ciclo de formação de gestores escolares, que começou no litoral e vai-se estender aos municípios do Balombo e Bocoio, na faixa norte da província.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? “Kupapatas” estão em melhores condições de transporta­r passageiro­s com segurança
EDIÇÕES NOVEMBRO “Kupapatas” estão em melhores condições de transporta­r passageiro­s com segurança
 ?? EDIÇÕESD NOVEMBRO ??
EDIÇÕESD NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola