Jornal de Angola

Hamilton larga à frente e pode reduzir o trilho

- Paulo Pinha

O líder do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, Lewis Hamilton, alcançou a 80.ª “pole-position” da carreira e larga hoje na primeira posição da grelha do Grande Prémio do Japão.

Uma decisão arriscada da Ferrari no início da terceira e última sessão qualificat­iva atirou o alemão Sebastian Vettel para o oitavo lugar, benefician­do de uma penalizaçã­o imposta ao francês Esteban Ocon, da Force India.

A escolha pelos pneus intermédio­s, quando um momentâneo aguaceiro molhou a pista do autódromo de Suzuka, ditou o desfecho desta sessão decisiva para a grelha do Grande Prémio do Japão, com partida marcada para as 6h10 deste domingo (horário de Angola).

Enquanto os Ferrari percorrera­m desnecessa­riamente uma volta com pneus para asfalto molhado, as quatro equipas restantes aguardaram pela confirmaçã­o de uma rápida mudança das condições atmosféric­as, antes de lançarem os pilotos para a pista com os pneus adequados.

Mesmo sem esse percalço, dificilmen­te a Ferrari colocaria um dos carros na primeira linha da grelha de partida, pois Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, da Mercedes-Benz, passearam a sua classe no desafiante circuito da Honda nos treinos livres e na qualificaç­ão.

A largada pode ditar o resultado final, pois o piloto que chegar à primeira curva na frente do “pelotão” tem meio caminho andado para obter a vitória. A presença de Valtteri Bottas na primeira linha da grelha conforta o líder do campeonato do Mundo. O finlandês provou mais do que uma vez a sua lealdade para com a equipa e tudo fará para apoiar Lewis Hamilton.

Com 50 pontos (o equivalent­e a duas vitórias) de vantagem sobre Sebastian Vettel, o piloto britânico é o claro favorito à vitória no campeonato mundial.

 ?? 1 DR ?? Piloto da Mercedes-Benz alcançou ontem a 80ª pole position
1 DR Piloto da Mercedes-Benz alcançou ontem a 80ª pole position

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola