Jornal de Angola

Projecto “Água para Todos” recupera meios 4 anos depois

- César Esteves

Quatro anos depois, o Estado conseguiu recuperar parte dos equipament­os adquiridos no âmbito do programa “Água para Todos”, para a descoberta de pontos de água, em Benguela, e à qual tinha sido dado outro destino. Os meios estavam em posse de uma empresa privada.

O Estado angolano conseguiu recuperar, recentemen­te, na província de Benguela, alguns equipament­os técnicos, adquiridos quatro anos antes, no âmbito do programa “Água para Todos”, para a descoberta de pontos de água nalgumas regiões daquela circunscri­ção do país, onde se regista a escassez do líquido.

Os equipament­os em causa, que tinham recebido destino diferente, são um camião de marca Mercedes, outro de marca Volvo FH12 e um trailer porta-máquina.

Os referidos equipament­os, que não são os únicos, estavam em posse da empresa de engenharia e construçõe­s “Winga”, com sede em Benguela.

Os responsáve­is da referida empresa afirmam, num termo de devolução dos equipament­os à Empresa de Águas e Saneamento de Benguela, datado de 27 de Setembro do corrente ano, que receberam os meios do então vice-governador da província de Benguela para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Victor Sardinha Moita.

De acordo ainda com os responsáve­is de empresa “Winga”, os meios foramlhes entregues para realizarem trabalhos de descoberta de furos de água em zonas da província de Benguela, onde se registava a escassez do líquido, para beneficiar a população local.

Além dos meios apresentad­os, a empresa “Winga” informa, através do termo de devolução, que ainda tem por devolver mais três equipament­os, nomeadamen­te, um camião de marca Mercedes, outro de marca Volkswagen (cisterna de 20 mil litros) e uma máquina pequena de micro furos, que não os entregou ainda por estarem com algumas avarias técnicas.

Os responsáve­is da “Winga” prometem fazer a devolução dos meios à Empresa de Águas e Saneamento de Benguela tão logo as avarias técnicas estejam reparadas.

Esta situação, que compromete­u, naquela província, a implementa­ção do projecto “Água para Todos”, começou quando o Estado decidiu adquirir alguns meios téc- nicos para descoberta de furos de água na província, para beneficiar a população local. Após a compra, os equipament­os não foram usados para o propósito que motivou a aquisição.

O Governo da Província de Benguela, através de um documento datado de 20 de Agosto de 2018 e sob o número de referência “0003497/GGPB/2018”, dá a conhecer o seguinte: “no dia quatro de Junho de 2018, tomou conhecimen­to que, em Março de 2014, o Ministério da Energia e Águas procedeu, sem o seu conhecimen­to, à entrega de três equipament­os para a execução de furos na província de Benguela”.

Os meios em causa, esclarece o Governo da Província, são um camião Mercedes Benz, equipado com uma sonda perfurador­a; outro de igual marca, equipado com uma grua; e um trailer.

O Governo Provincial de Benguela esclarece ainda, através desse documento, que, em causa, não estão só esses meios. Diz haver também um camião cisterna de marca Wolkswagen,; um camião porta-máquinas, de marca Volvo,; um compressor, um perfurador e uma caixa com várias ferramenta­s.

Os meios, segundo o Governo da Província de Benguela, tinham sido desviados, depois de adquiridos no âmbito do programa “Água para todos”, lançado pelo Estado angolano, para levar água as populações.

O Jornal de Angola sabe que durante estes anos, o equipament­o ora entregue foi utilizado em outras actividade­s, de carácter privado, nomeadamen­te na prospecção de diamantes na região das Lundas. De acordo com fonte conhecedor­a do negócio, cada furo feito por estas máquinas custa em média cem mil dólares norteameri­canos, o que levanta a questão de se saber para onde foi parar o rendimento gerado ao longo destes quatro anos em que o equipament­o esteve, indevidame­nte, entregue à uma entidade privada, não tendo servido o propósito para que foi entregue às autoridade­s de Benguela, que era procurar água em regiões onde esse bem escassa.

De acordo com os responsáve­is de empresa “Winga”, os meios foramlhes entregues para realizarem trabalhos de descoberta de furos em zonas da província de Benguela, onde se registava a escassez de água

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Camiões de marca Mercedes e Volvo FHI2 fazem parte dos equipament­os recuperado­s
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Camiões de marca Mercedes e Volvo FHI2 fazem parte dos equipament­os recuperado­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola