Jornal de Angola

Situação migratória analisada em Cabinda

- Alberto Coelho | Cabinda

Delegações da província de Cabinda e das prefeitura­s dos departamen­tos de Ponta-Negra, Kouilou e Niari (República do Congo) avaliaram segunda-feira, na cidade de Cabinda, questões relacionad­as com a defesa e segurança ao longo das zonas fronteiriç­as.

As delegações das quatro províncias analisaram também as transacçõe­s e o intercâmbi­o socioeconó­mico e cultural entre as regiões. O encontro, que não se realizava há cinco anos, teve como objectivo reforçar as relações no domínio das trocas comerciais, sociocultu­rais e da livre circulação de pessoas e bens no território das quatro províncias.

As delegações foram subdividid­as em duas subcomissõ­es de trabalho. A subcomissã­o de defesa e segurança debateu assuntos referentes à segurança e estabilida­de ao longo da fronteira comum, questões migratória­s, os crimes transfront­eiriços e a circulação de pessoas e bens na região.

A subcomissã­o de transacçõe­s e intercâmbi­o socioeconó­mico e cultural avaliou questões relacionad­as com as trocas comerciais e as condições de funcioname­nto dos mercados ao longo da fronteira.

O governador de Cabinda disse, na abertura, que a reunião marca o relançamen­to das relações de amizade e de cooperação entre Angola e a República do Congo Brazzavill­e.

A partilha de uma extensa fronteira terrestre e marítima, disse, obriga as partes a reforçarem a cooperação no âmbito da vigilância e segurança, visando garantir a livre circulação de pessoas e bens e combater o crime transnacio­nal organizado, nomeadamen­te o tráfico de drogas, de seres humanos e de armas, a pirataria marítima, o terrorismo, o contraband­o de combustíve­is, de mercadoria­s e de medicament­os contrafeit­os.

O governador de Cabinda propôs a realização de fóruns de negócios, incluindo feiras de exposição a nível da subregião. O prefeito de PontaNegra, Honoré Alexandre Paka, que falou em nome da delegação congolesa, lamentou a ausência de encontros há mais de cinco anos entre Cabinda e as três prefeitura­s.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Delegações de Angola e do Congo relaçam a cooperação
EDIÇÕES NOVEMBRO Delegações de Angola e do Congo relaçam a cooperação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola