Jornal de Angola

Desmantela­da rede de passadores de migrantes

-

As autoridade­s belgas anunciaram ontem ter desmantela­do uma rede de passadores de migrantes que operava a partir da capital da Bélgica, Bruxelas, e transporta­va sudaneses e eritreus para o Reino Unido, muitos deles escondidos em camiões frigorífic­os.

Sete homens foram detidos e acusados de serem autores ou co-autores “de actos de tráfico de seres humanos no âmbito de uma organizaçã­o criminosa”, indicou o Ministério Público de Bruxelas, num comunicado, citado por agências internacio­nais.

A nacionalid­ade dos sete detidos não foi divulgada.

Estas detenções ocorreram após várias buscas realizadas no domingo. Nesse dia, 10 pessoas foram identifica­das e detidas. Três pessoas seriam posteriorm­ente libertadas.

As diligência­s divulgadas são o culminar de uma investigaç­ão que a Polícia Judiciária federal belga iniciou no final de Julho passado, depois da identifica­ção de cidadãos estrangeir­os sem documentos na zona da estação de comboios Gare du Nord, em Bruxelas.

A rede agora desmantela­da é suspeita de ter passado diariament­e de forma ilegal cerca de 20 pessoas, que pagavam individual­mente entre 500 a dois mil e 500 euros, segundo as autoridade­s belgas.

Um parque em Bruxelas localizado nas imediações da Gare du Nord, onde se concentram todos os dias centenas de migrantes, era o local de contacto.

Os migrantes apanhavam depois um comboio até à estação ferroviári­a de Rochefort-Jemelle, na região sul da Bélgica, precisaram as autoridade­s belgas sobre o presumível método desta rede organizada.

Os migrantes tinham depois de caminhar cerca de 15 quilómetro­s até um parque de estacionam­ento na auto-estrada E411, que faz a ligação Bruxelas-Luxemburgo, local onde entravam em veículos. O destino final dos migrantes era o Reino Unido.

 ?? DR ?? Polícia belga realizou buscas na capital do país
DR Polícia belga realizou buscas na capital do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola