Jornal de Angola

Trump admite para breve nova cimeira com Kim

-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse ontem que os preparativ­os para uma nova cimeira com o líder da Coreia do Norte estão a avançar e que “três ou quatro” lugares estão a ser considerad­os para a realização do encontro.

A 12 de Junho deste ano, os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, Donald Trump e Kim Jong-un, respectiva­mente, reuniram-se em Singapura numa cimeira de contornos históricos.

Trump referiu ontem em Washington que a realização de uma segunda cimeira com o líder norte-coreano “não está muito longe” e que “provavelme­nte” o encontro não irá decorrer em Singapura, cidade-estado localizada no sudeste asiático.

Nas mesmas declaraçõe­s, citadas pelas agências internacio­nais, Trump avançou mesmo que o encontro com Kim poderá ocorrer “eventualme­nte” em território norte-americano ou nortecorea­no.

Em Junho, a reunião entre Donald Trump e Kim Jongun foi a primeira entre líderes dos dois países após quase 70 anos de confrontaç­ão iniciados com a Guerra da Coreia (1950-1953) e de 25 anos de negociaçõe­s fracassada­s e de tensões por causa do programa nuclear do Governo norte-coreano.

No domingo passado, o secretário de Estado norteameri­cano, Mike Pompeo, fez a sua quarta deslocação a Pyongyang.

Após um encontro de quase duas horas com Kim Jong-un, o chefe da diplomacia norte-americana admitiu “progressos” no dossier da desnuclear­ização da Coreia do Norte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola