Jornal de Angola

Electrific­ação das fazendas está para breve

-

A Empresa Nacional de Distribuiç­ão de Energia (ENDE) vai electrific­ar, em breve, as fazendas do município da Quibala, província do Cuanza-Sul, visando facilitar a actividade das unidades fabris agrárias na região.

O director provincial da ENDE, Rosário de Almeida, afirmou que a montagem, ainda este ano, da subestação eléctrica de Dala Kaxibo, de 16 mw, vai permitir que as fazendas no município da Quibala possam beneficiar de energia.

Disse que a ENDE vai realizar nos próximos dias um levantamen­to do número de fazendas, que possam beneficiar da energia eléctrica. Acrescento­u que, fruto desta nova realidade, os empresário­s agrícolas poderão instalar fábricas de processame­nto de massa tomate e sumos, entre outros produtos.

“A electrific­ação de Dala Kaxibo, 76 quilómetro­s a norte da vila da Quibala, já está a atrair os investidor­es para a comuna, o que vai garantir o desenvolvi­mento local”, sublinhou.

O governador provincial do Cuanza-Sul, Eusébio de Brito Teixeira, frisou que o fornecimen­to deste serviço abre boas perspectiv­as para os sectores agropecuár­ios, industrial, turístico e hoteleiro.

O projecto de electrific­ação de Dala Kaxibo, a partir da barragem hidroeléct­rica de Cambambe, também foi aplaudido pelo empresário Carlos Cunha, que disse ser um dos maiores ganhos para a agro-indústria.

Disse que as grandes fazendas já não terão gastos na compra de combustíve­l para fazer funcionar as motobombas e outros meios para a produção agrícola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola