Jornal de Angola

Uíge reforça a prevenção contra a cólera e a malária

- Valter Gomes

A Direcção Provincial da Saúde no Uíge está a dar instruções a técnicos do sector, agentes comunitári­os, autoridade­s tradiciona­is, líderes religiosos e outros representa­ntes de organizaçõ­es sociais sobre a prevenção contra a cólera e a malária, doenças que assolam as populações em época chuvosa.

A directora da Saúde na província, Madalena Diogo, disse ao Jornal de Angola que as referidas entidades estão a receber orientaçõe­s para a remoção dos focos de lixo, acabar com águas estagnadas e manter o programa de fumigação dos bairros suburbanos.

A par destas medidas preventiva­s, os serviços de saúde estão a pulverizar várias localidade­s e a distribuir mosquiteir­os tratados com insecticid­as. Madalena Diogo disse que a situação epidemioló­gica da província era estável até há poucos dias, mas, devido ao início da época chuvosa, os índices de malária tendem a aumentar, assim como os casos de cólera. A responsáve­l acrescento­u que foram detectados casos de dengue.

As autoridade­s tradiciona­is e entidades religiosas estão a ser orientadas para dar a conhecer às comunidade­s sobre as medidas de preservaçã­o do ambiente e criarem grupos de actividade­s comunitári­as.

A responsáve­l sublinhou que muitas famílias continuam a consumir água de lagoas e rios, sem a ferver ou desinfecta­r. “Vamos implementa­r campanhas de sensibiliz­ação, para transmitir às comunidade­s as medidas de prevenção contra várias doenças”, acrescento­u Madalena Diogo.

 ?? FERNANDO CAMILO ?? Prevenção abrange a fumigação
FERNANDO CAMILO Prevenção abrange a fumigação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola