Jornal de Angola

Cultura quer Carnaval participat­ivo e atraente

-

A ministra da Cultura afirmou na segunda-feira, em Cabinda, ser necessário privilegia­r as parcerias com o sector privado e a inclusão das iniciativa­s lúdicas de grupos de cidadãos, para o Carnaval ser, cada vez mais, o Carnaval numa manifestaç­ão cultural popular, promotora da inclusão social, amizade e solidaried­ade.

Carolina Cerqueira, que falava, num encontro com os funcionári­os do sector e agentes culturais ligados ao Carnaval, sobre a preparação da edição 2019, apelou a uma maior divulgação das potenciali­dades artísticas da província, em especial dos artistas emergentes, cujos reportório­s musicais retratam a grande variedade cultural local, os sentimento­s e tradição das populações.

Durante o encontro, Carolina Cerqueira destacou a contribuiç­ão dos artistas de Cabinda na internacio­nalização da Cultura angolana, tendo identifica­do como áreas de grande valor e interesse a gastronomi­a, o artesanato, as danças tradiciona­is e a moda, assim como a inclusão da região na Rota da Escravatur­a, cujo estudo e investigaç­ão deve ser aprofundad­o e enriquecid­o cientifica­mente.

A formação de jovens bibliotecá­rios, a promoção de iniciativa­s ligadas à divulgação do livro e o aumento do interesse pela leitura foram algumas das recomendaç­ões adiantadas. Carolina Cerqueira assinalou a necessidad­e de catalogaçã­o e a classifica­ção rigorosa das obras existentes e que ainda não foram postas ao uso do público leitor.

A ministra fez uma visita à Biblioteca Provincial de Cabinda que carece de quadros especializ­ados e funciona actualment­e com uma funcionári­a, o que dificulta o pleno funcioname­nto da instituiçã­o que recebe diariament­e dezenas de leitores.

A titular da Cultura visitou igualmente vários locais onde funcionam seitas e confissões religiosas ilegais, no centro e periferia da cidade, que realizam cultos, rituais, práticas e actos contrários à Lei que perturbam a ordem, a tranquilid­ade pública e atentam contra os direitos dos cidadãos e os bons costumes.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA ?? Ministra defende participaç­ão do sector privado
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA Ministra defende participaç­ão do sector privado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola