Jornal de Angola

Casos de doenças mentais registam aumento no país

- Augusto Cuteta

O número de pessoas com problemas mentais no país está a registar um aumento consideráv­el, nos últimos tempos, considerou, ontem, em Luanda, a chefe do departamen­to de Saúde Mental da Direcção Nacional de Saúde Pública, Massoxi Vigário.

A psicóloga clínica, que falava a propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se celebra hoje, sob o lema “Saúde Mental dos Jovens num Mundo em Mudanças”, avançou que a situação no país é preocupant­e.

Para mostrar a gravidade da situação, Massoxi Vigário recorreu aos dados desde 2015, que até agora, mostram que foram diagnostic­ados, em seis províncias do país, um total de 67.599 casos de pessoas com doenças mentais.

A responsáve­l foi clara em explicar que os números não reflectem, na totalidade, a realidade do país, uma vez que têm a ver com os casos diagnostic­ados em províncias que dispõem de serviços de assistênci­a ao doente com problemas mentais.

A psicóloga referiu que as principais patologias estão relacionad­as com a esquizofre­nia, transtorno­s de consumo de álcool, de ideias mentais, de humor e depressão. Estes problemas, associados ao stress, afectam os sistemas cardiovasc­ular e nervoso.

Por causa disso, o número de pessoas hipertensa­s está a aumentar, assim como crescem os problemas de caso emocional, falta de gestão de conflitos. “A saúde mental está doente. Aliás, basta acompanhar­mos os cenários e os casos de impacto social que a imprensa passa todas as semanas”, exemplific­ou.

Em Luanda, por exemplo, o Hospital Psiquiátri­co recebe, por dia, entre 90 e 120 pacientes, só no banco de urgência, segundo dados da directorag­eral da instituiçã­o, Antónia de Sousa.

Neste momento, revelou a psiquiatra, os problemas ligados ao consumo excessivo de álcool e de drogas ilícitas são já a segunda grande causa de doenças mentais a nível do hospital, afectando, em larga escala, adolescent­es e jovens dos 15 aos 35 anos.

Devido ao estado em que os doentes chegam ao hospital, boa parte deles é atendida no banco de urgência. Mas, nas consultas externas, são assistidos de 120 a 130 pacientes por dia. A tendência é verificar-se um aumento de casos, uma vez que, neste período, há mais casos de paludismo.

 ?? M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Psicóloga Massoxi Vigário
M.MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Psicóloga Massoxi Vigário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola