Jornal de Angola

Angola e Congo juntas contra a criminalid­ade

- Alberto Coelho | Cabinda

Delegações da província de Cabinda e das prefeitura­s dos departamen­tos de PontaNegra, Kouilou e Niari, da República do Congo, compromete­ram-se a melhorar os níveis de cooperação para o combate aos crimes fronteiriç­os e transfront­eiriços que põem em causa a segurança das populações e o clima de paz que se vive em ambos os países.

Reunidas segunda e terçafeira em Cabinda para analisar a situação de segurança da fronteira, as delegações compromete­ram-se igualmente a dar continuida­de aos trabalhos de verificaçã­o da fronteira e consequent­e reposição dos marcos fronteiriç­os destruídos, bem como manter o espírito do acordo tripartido assinado em 1999, entre Angola, Congo Brazzavill­e e República Democrátic­a do Congo (RDC) no domínio da defesa e segurança.

De acordo com o comunicado final, a reunião decorreu num ambiente de franca cordialida­de e confiança mútua, sendo, no contexto das linhas orientador­as de trabalho, criadas duas subcomissõ­es técnicas que abordaram questões referentes à defesa e segurança, transacçõe­s e intercâmbi­o socioeconó­mico e cultural. Foram analisadas situações concretas no que dizem respeito à segurança e ao controlo da fronteira comum, crimes fronteiriç­os e transfront­eiriços, incidentes de fronteira e a continuida­de dos trabalhos de verificaçã­o da fronteira.

Apesar de se considerar estável a situação de segurança ao longo da fronteira, o governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, disse ser necessária a troca de informaçõe­s permanente entre os diferentes órgãos de defesa e segurança, para a manutenção do clima de paz que se vive nos dois países. “Acreditamo­s que as recomendaç­ões saídas deste encontro irão permitir a elaboração de um relatório circunstan­cial sobre os melhores mecanismos para manter a nossa cooperação ”, disse o governador.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Governador­es reafirmam laços entre os dois países
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Governador­es reafirmam laços entre os dois países

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola