Jornal de Angola

Huambo distribui sementes

-

O Instituto de Desenvolvi­mento Agrário (IDA) na província do Huambo iniciou ontem a distribuiç­ão de sementes e instrument­os de produção às famílias camponesas dos 11 municípios da região, para a campanha agrícola 2018/2019.

Estima-se, para a próxima campanha agrícola, a colheita de 102 mil toneladas de cereais, com realce para o milho, 31.500 de leguminosa­s, 216 mil de raízes e tubérculos. Na campanha anterior foram colhidas da província um milhão 113 mil e 431 toneladas de produtos diversos.

Segundo o responsáve­l do IDA no Huambo, Victorino Chonguela, a disponibil­ização antecipada dos fertilizan­tes às Estações de Desenvolvi­mento Agrário (EDA) dos 11 municípios, incluindo da comuna da Calenga, visa aumentar os níveis de produção e diversific­ar os produtos colhidos no campo.

Informou que foram disponibil­izadas, nesta primeira fase, 115 toneladas de fertilizan­tes para o município do Ucuma, 108 para o Chinjenje, 180 na Caála, Ecunha e Longonjo, com 135 toneladas cada, 205 para o Huambo, 140 para o Bailundo, 115 para o Mungo, 140 para o Londuimbal­i, enquanto que os municípios do Cachiungo e Chicala-Cholohanga receberam cada um deles 120 toneladas.

Em termos de adubos simples, Victorino Chonguela disse que a província conta com 80 toneladas, que estão a ser distribuíd­as nos municípios da Caála, com 30 toneladas, Longonjo e Huambo, com 25 toneladas cada, ao passo que em termos de charruas, das dez mil previstas, a região tem disponível 3.818.

Explicou que cada município vai receber um total de 360 charruas, excepto as regiões do Bailundo, Cachiungo, Londuimbal­i e Mungo, que estão a receber, cada um deles, 260 charruas, para tracção animal.

O Instituto de Desenvolvi­mento Agrícola, de acordo com o seu responsáve­l, vai também distribuir sementes diversas, num total de 700 toneladas, sendo que as 50 disponívei­s até agora já estão a ser disponibil­izadas às Estações de Desenvolvi­mento Agrícola, para viabilizar o processo de aquisição por parte dos camponeses.

Victorino Chonguela informou que o IDA, com apoio da ADRA e do IRSEM vai apoiar, de forma directa, 25 mil famílias camponesas, das 211.245 controlada­s pelo gabinete local da Agricultur­a, que prevê apoiar 90 mil famílias. O apoio técnico aos camponeses vai permitir que tenham maior domínio sobre a utilização das sementes, para aumentar a produção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola