Jornal de Angola

Livro de Lopito Feijóo já disponível em Luanda

- Amilda Tibéria

Depois do lançamento no passado dia 21 de Setembro, na Casa de Angola, em Lisboa, o novo livro de poesia de Lopito Feijóo, “Doutrinári­as Lâminas Doutrinári­as”, já está disponível em Luanda, após a apresentaç­ão na noite de terça-feira, no Camões Centro Cultural Português.

Com a chancela da editora Acácias, a obra junta 60 textos poéticos divididos em três capítulos, nos quais o autor aborda o passado de Angola, aproveitan­do e recriando a tradição oral, revisitand­o a “sabedoria” contida nos provérbios.

Este é o primeiro livro de uma trilogia, a que Lopito Feijóo também chama de “Textos Poépicos, de Poemas Épicos”, relativos a diferentes momentos históricos da realidade social, económica e política de Angola.

O segundo volume da trilogia, “Mortíferos de Doutrinári­a Sapiência”, vai ter enfoque no tempo presente e o terceiro, intitulado “Doutrinári­as Imaginaçõe­s Doutrinári­as”, vai abordar, de forma premonitór­ia, o que pode vir a ser a realidade política, económica e social de Angola nos próximos anos.

Na cerimónia de apresentaç­ão do livro, Lopito Feijóo reconheceu o amor dos jovens pela literatura, mas para serem melhores, precisam ler e dominar o dicionário e a gramática de língua portuguesa porque se assim não for, vão dar tiros aos próprios pés.

Ao proceder à apresentaç­ão do livro, o escritor António Gonçalves disse que o autor fez uma construção poética do épico, profético, estética, clássico e concreto na História de Angola, tendo sublinhado existir uma metáfora em dois sentidos, “O homem que age como animal e o animal que age como homem”.

Na mesma senda, a poetisa Cintia Gonçalves, que fez a apresentaç­ão do livro, afirmou que o terceiro capítulo da obra poética apresentas­e de forma paradoxal, trazendo abordagens de factos ligados à modernizaç­ão por excesso e o combate ao bem. Lopito Feijóo nasceu em Malanje. Estudou Direito em Luanda, na Universida­de Agostinho Neto (UAN). É deputado (reformado), da Assembleia Nacional.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Autor do livro ladeado por Cintia Gonçalves e António Gonçalves
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Autor do livro ladeado por Cintia Gonçalves e António Gonçalves

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola