Jornal de Angola

Johe falha convocatór­ia de Fallé para o Africano

Selecção Nacional dá início aos trabalhos a 29 do corrente com jogadores que militam no campeonato doméstico

- Silva Cacuti

A ausência do internacio­nal João Vieira “Johe”, ligado à equipa do Física de Torres Vedras, da segunda divisão de Portugal é a principal nota entre os convocados de Fernando Fallé para o Campeonato Africano de hóquei em patins que a cidade de Maputo, Moçambique, acolhe de 9 a 11 de Novembro do corrente.

Johe chegou à Selecção Nacional em 2007 pelas mãos de Fernando Fallé, aquando da sua primeira passagem no comando da equipa. Na altura Angola preparava-se para jogar o Campeonato do Mundo, na Suíça. Desde então nunca falhou uma convocatór­ia. No Mundial de 2017 o atleta apontou 10 golos em três partidas disputadas. Além de Johe, outro mundialist­a de 2017 ausente das opções do treinador português é Argentino Agostinho “Tino”.

O técnico divulgou, ontem, uma lista com 21 nomes, cinco dos quais actuam na Europa.

Fallé divide a preparação em duas fases. A primeira decorre de 29 do corrente a 3 de Novembro. No arranque dos trabalhos, em Luanda, treinam apenas atletas que evoluem no país. O técnico chamou sete jogadores que trabalham consigo na Académica de Luanda. Da lista constam ainda um atleta do Desportivo da Marinha, quatro do Petro de Luanda e igual número do 1º de Agosto.

Findo o primeiro ciclo de preparação o selecciona­dor faz a primeira triagem. Apenas oito jogadores seguirão à segunda fase, que se inicia a quatro de Novembro, já com a integração dos cinco jogadores que evoluem em equipas europeias.

Os 13 integrante­s da préselecçã­o vão lutar para estar entre os 10 que seguem viagem para Maputo, no dia 7.

O selecciona­dor convocou: Pedro Watanga, Anderson Silva “Nery”, Adilson Diogo “Pi”, Márcio Fernandes, Airton Chissangan­a “Geovety”, Walter Bernardo, Nilson Miope “Ny” e Estévão Dala (Académica de Luanda); Estévão Dala (Marinha de Guerra); Dorivaldo Francisco “Dori”, Sérgio Lukukurico, Zidane, Bruno (Petro de Luanda); Francisco Duarte “Chiquinho”, João Antótnio “Jú”, Francisco Luís “Guedes” e Beto (1º de Agosto). Da diáspora foram convocados André Centeno (Hóquei Valdano Itália), Francisco Veludo (Hóquei Vercelli Itália), Humberto Mendes “Big” (Noia de Espanha), João Pinto (Sporting de Portugal) e Martin Payero (Liceo de la Coruña de Espanha).

O objectivo do combinado angolano é conquistar a única vaga para a elite do Mundial, reservada ao vencedor do campeonato africano. Caso não se qualifique, a selecção joga a taça FIRS. A elite do hóquei é composta por quatro equipas europeias, três americanas e uma africana, segundo quotas estabeleci­das pela Federação Internacio­nal de Roller Skate (FIRS).

No mundial passado Angola jogou e venceu a Taça FIRS e ganhou lugar nos quartosde-final (elite) na qual ficou na quinta posição.

Hirondino Garcia garante condições

A Selecção Nacional de hóquei em patins não vai viver constrangi­mentos de ordem logística ou financeira durante os dias de preparação ou de participaç­ão no africano, segundo o presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Hirondino Garcia.

O dirigente falava ontem, durante a conferênci­a de imprensa para apresentaç­ão da convocatór­ia da Selecção Nacional que vai jogar o campeonato africano, única janela para a elite do campeonato do mundo.

“Creio que as coisas estão encaminhad­as, são as promessas de sempre. Estamos a trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos e sentimos um apoio muito grande por parte deles de formas que acreditamo­s que tudo há de correr conforme estabeleci­do. Como é óbvio, não ficámos à espera, a Selecção Nacional vai trabalhar já, temos outras fontes, outras disponibil­idades que nos permitem começar o trabalho”, garantiu o número um da FAP.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Avançado foi durante anos um dos melhores marcadores em competiçõe­s internacio­nais
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Avançado foi durante anos um dos melhores marcadores em competiçõe­s internacio­nais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola