Jornal de Angola

Chinguar acolhe hoje abertura do ano agrícola

- João Constantin­o/Chinguar

O município do Chinguar, Bié,acolhehoje­oactocentr­al da abertura do ano agrícola 2018/2019. O ministro Marcos-Nhungaestá­desdeontem naquela localidade para orientar a cerimónia. O presente ano agrícola decorre sob o lema “Agricultur­a rumo à auto-suficiênci­a alimentar e promoção das exportaçõe­s”. Conhecido como um dos maiores produtores de batata rena, Chinguar aposta na produção do milho, feijão e soja em grande escala.

O ministro da Agricultur­a, Marcos Nhunga, em representa­ção do Presidente da República, João Lourenço, preside hoje, no município do Chinguar (Bié), à cerimónia nacional de abertura do ano agrícola 2018/2019.

O presente ano agrícola acontece sob o lema “Agricultur­a rumo à auto-suficiênci­a alimentar e promoção das exportaçõe­s”, com registo de ausência de chuvas na província que, normalment­e, caem a esta altura.

A reportagem do Jornal de Angola constatou que os 350 hectares preparados para esta época agrícola dependem da chuva. Do ponto de vista administra­tivo, a preparação incluiu sementes e imputes agrícolas, além da preparação dos solos com calcário.

Durante a semana que terminou, homens e máquinas trabalhara­m sem descanso para garantir a entrega dos 350 hectares a igual número de famílias camponesas da comuna da Cangala, para a agricultur­a familiar. Chinguar, município conhecido como um dos maiores produtores de batata rena, cujo maior produtor é a Fazenda Vinevala, este ano vai apostar na produção do milho, feijão e soja em grande escala.

O director nacional do Instituto do Desenvolvi­mento Agrário (IDA), David Tunga, garantiu que as 350 famílias camponesas beneficiar­am desta terra a custo zero, mas parte do que produzirem deve ser depositada na caixa comunitári­a.

Oficialmen­te, o ministro da Agricultur­a entrega hoje os 350 hectares de terra à população camponesa.

A preparação da terra foi supervisio­nada pelo engenheiro António Francisco Valério, coordenado­r do projecto de correcção de solos. “Aqui, acabámos de fazer a correcção dos solos aplicando o calcário, para fortalecer a terra, e está tudo preparado para a plantação sobretudo do milho e feijão”, disse.

O coordenado­r da União Nacional dos Camponeses no Chinguar, Bernabé Palanca, mostrou-se satisfeito com a iniciativa do governo de fazer a abertura do ano agrícola no Chinguar, por considerar que vai beneficiar 340 pequenos camponeses na prática da agricultur­a de subsistênc­ia.

As famílias beneficiár­ias formarão grupos integrados em escolas de campo, para a sua capacitaçã­o e superação técnica, de acordo com o responsáve­l, que garantiu que já existem mais de 40 escolas de campo.

“Temos experiênci­as anteriores de que, se num hectare plantarmos 300 quilos de semente de milho, vamos colher três toneladas e, com potenciais compradore­s, estaremos a ajudar realmente as famílias”, disse.

O governador do Bié, Pereira Alfredo, visitou já a área preparada e garantiu que a província tem preparados, no total, quatro mil hectares de terra que vão beneficiar mais de cem mil famílias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola