Jornal de Angola

Prado Paim anuncia lançamento do primeiro CD

O álbum de estreia do músico Prado Paim deve chegar ao mercado discográfi­co nacional ainda este ano

- Manuel Albano

Prado Paim, o primeiro cantor angolano a conquistar um disco de ouro pela Companhia de Discos de Angola (CDA) em 1974, garantiu, ontem em Luanda, ter já as composiçõe­s escolhidas para colocar no mercado discográfi­co o álbum de estreia, se possível ainda este ano.

O músico deixou um recado, no qual diz ainda ter força física e vocal para dar continuida­de à sua carreira artística, por isso pretende apresentar um disco com dez ou 12 temas nos estilos bolero, semba e rumba, este último onde se considera “um dos melhores executante­s.”

O cantor que começou a sua carreira em 1948, considera-se um dos melhores compositor­es do estilo rumba da sua geração. Admirador confesso do trabalho do falecido cantor e compositor José Agostinho, com o qual pretendia formar “Os Lambulas do Ritmo”, em 1957, Prado Paim disse que a sua carreira teve muita influência dos estilos dos cantores do vizinho Congo Democrátic­o.

O cantor confessou: “Não quero morrer sem antes colocar um disco no mercado e pretendo gravar o tema “Juliana” no estilo rumba, cantado em lingala e kikongo com a participaç­ão especial do cantor e compositor Sam Manguana.”

O respeito pelas mulheres angolanas como mães, filhas e companheir­as sacrificad­as é retratado nos temas “Juliana” e “Zinha”, no estilo rumba e bolero, em homenagem a Granada, um amigo de infância, cantor e compositor já falecido.

Salientou que caso consiga apoios vai poder continuar a dar o seu contributo à sociedade angolana através da música.

Embora esteja inserido num mundo de inovações tecnológic­as, Prado Paim afirmou que vai procurar ser fiel aos seus estilos caracterís­ticos.

O autor de grandes sucessos como “Kusambela Nzambi”, “Engrácia”, “Nzenza” e “Bartolomeu” aproveitou a ocasião para mostrar a sua indignação com a atitude de muitos artistas, principalm­ente jovens, que utilizam as músicas de outros criadores sem consentime­nto do autor.

Prado Paim foi o primeiro músico angolano a conquistar um disco de ouro, em 1974, marcando o momento mais alto da sua carreira, com a venda de 15 mil cópias, secundado por Alberto Teta Lando, com sete mil, e Carlos Lamartine, com quatro mil.

O cantor teve o primeiro contacto com um instrument­o musical, o reco-reco, em 1947. Após a composição das primeiras canções, Prado Paim sobe ao palco, pela primeira vez, em 1967, num programa “Kutonoca”, no bairro Prenda, em Luanda, que tinha como objectivo a descoberta e reconhecim­ento de novos valores.

“Não quero morrer sem antes colocar um disco no mercado e pretendo gravar o tema “Juliana” no estilo rumba, cantado em lingala e kikongo com a participaç­ão especial do cantor e compositor Sam Manguana”

Prado Paim lançou o seu primeiro LP (Long Play) em 1974, pela gravadora Valentim de Carvalho, com o suporte musical dos Merengues.

O músico foi o destaque,em 2012, de um espectácul­o, realizado no Centro Cultural Erme, em Luanda, para mais de 300 pessoas, onde interpreto­u os temas “Juliana”, “Kusambela Nzambi”, “Ambundu”, “Engrácia”, “Bartolomeu” e “Nzenze”. Natural de Caxito, província do Bengo, Prado Paim começou a carreira musical na sua terra natal.

Ao começar a viver em Luanda, participa em alguns kutonocas, concursos musicais para descoberta de novos artistas. Em 1974, ganha um disco de Ouro pela Companhia de Discos de Angola (CDA), pelo sucesso das canções “Bartolomeu” e “Engrácia”. 46 anos volvidos de Angola como país independen­te, o músico não conseguiu ainda gravar um disco.

 ??  ??
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cantor já tem os temas escolhidos para o disco no qual é destacado o papel da mulher
EDIÇÕES NOVEMBRO Cantor já tem os temas escolhidos para o disco no qual é destacado o papel da mulher

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola