Sa­té­li­te apoia uni­ver­si­da­des

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - Edi­val­do Cris­tó­vão

A co­me­mo­ra­ção da Se­ma­na Mun­di­al do Es­pa­ço foi mar­ca­da, em Lu­an­da, com o lan­ça­men­to, por par­te do Mi­nis­té­rio das Te­le­co­mu­ni­ca­ções e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção, de um pe­que­no sa­té­li­te de 33 mi­lí­me­tros, de­no­mi­na­do Can­sat, que tem co­mo mis­são cap­tar ima­gens e pes­qui­sas, des­ti­na­das a ins­ti­tui­ções de ensino.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra as Te­le­co­mu­ni­ca­ções, Mário Oliveira, ex­pli­cou que o Can­sat An­go­la­no é um sa­té­li­te re­al em mi­ni­a­tu­ra, que ofe­re­ce uma opor­tu­ni­da­de úni­ca pa­ra os es­tu­dan­tes efec­tu­a­rem ex­pe­ri­ên­ci­as prá­ti­cas com os pro­jec­to­res es­pa­ci­ais re­ais.

Mário Oliveira dis­se que com o Can­sat An­go­la­no se­rá pos­sí­vel vi­ven­ci­ar mui­tos as­pec­tos de mis­são es­pa­ci­al re­al, co­mo se­lec­ci­o­nar a mis­são, pro­jec­tar, in­te­grar os com­po­nen­tes, pro­gra­mar o com­pu­ta­dor de bor­do, tes­tar, pre­pa­rar o lan­ça­men­to e ana­li­sar os da­dos de te­le­me­tria.

O lan­ça­men­to do Can­sat An­go­la­no te­ve lu­gar quar­ta­fei­ra, no Ins­ti­tu­to de Te­le­co­mu­ni­ca­ções de Lu­an­da (Itel), pro­mo­vi­do pe­lo Mi­nis­té­rio das Te­le­co­mu­ni­ca­ções e Tec­no­lo­gi­as de In­for­ma­ção por meio do Ga­bi­ne­te de Ges­tão do Pro­gra­ma Es­pa­ci­al Na­ci­o­nal (GGPEN), que con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de téc­ni­cos na­ci­o­nais, em co­la­bo­ra­ção com es­pe­ci­a­lis­tas de 30 uni­ver­si­da­des do país.

A cons­tru­ção do Can­sat An­go­la­no te­ve par­ce­ria com mais de 30 ins­ti­tui­ções uni­ver­si­tá­ri­as do país, co­mo re­sul­ta­do de to­do um tra­ba­lho aca­dé­mi­co nes­ta área es­pa­ci­al, desenvolvido in­te­gral­men­te por téc­ni­cos an­go­la­nos afec­tos ao Ga­bi­ne­te de Ges­tão do Pro­gra­ma Es­pa­ci­al Na­ci­o­nal, “o que mui­to nos or­gu­lha”, dis­se o se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Te­le­co­mu­ni­ca­ções.

Mário Oliveira con­si­de­ra que a ci­ên­cia es­pa­ci­al tem pro­por­ci­o­na­do ao ho­mem con­tri­bui­ções sig­ni­fi­ca­ti­vas des­de as te­le­co­mu­ni­ca­ções e seus ser­vi­ços as­so­ci­a­dos, pas­san­do pe­la agri­cul­tu­ra, saúde, es­tu­do do cli­ma, pre­ven­ção e com­ba­te aos de­sas­tres am­bi­en­tais.

Pa­ra o di­ri­gen­te, a Se­ma­na Mun­di­al do Es­pa­ço é uma ini­ci­a­ti­va que vi­sa o en­vol­vi­men­to de to­da a so­ci­e­da­de, no ge­ral, e a clas­se aca­dé­mi­ca, em par­ti­cu­lar, com vis­ta ao de­sen­vol­vi­men­to har­mo­ni­o­so do país, con­tri­buin­do pa­ra o bem-es­tar de to­dos.

Du­ran­te a Se­ma­na Mun­di­al do Es­pa­ço, foi re­a­li­za­do um con­jun­to de ac­ti­vi­da­des em es­co­las pri­má­ri­as, se­cun­dá­ri­as e uni­ver­si­da­des, com a re­a­li­za­ção de pa­les­tras pa­ra es­ti­mu­lar o in­te­res­se pe­la edu­ca­ção es­pa­ci­al en­tre alu­nos dos mais va­ri­a­dos ní­veis de ensino.

O se­cre­tá­rio de Es­ta­do das Te­le­co­mu­ni­ca­ções dis­se que com a con­tri­bui­ção de to­dos, se­rá pos­sí­vel es­ti­mu­lar a ju­ven­tu­de no ensino e pes­qui­sa ci­en­tí­fi­ca, quer na ci­ên­cia es­pa­ci­al, quer em ou­tros ra­mos da ci­ên­cia, tor­nan­do­se num gran­de con­tri­bu­to pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to.

JOÃO GO­MES | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Ima­gem dos sa­té­li­tes em mi­ni­a­tu­ras, de­no­mi­na­do CAN­SAT, con­ce­bi­dos por an­go­la­nos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.