Jornal de Angola

Satélite apoia universida­des

- Edivaldo Cristóvão

A comemoraçã­o da Semana Mundial do Espaço foi marcada, em Luanda, com o lançamento, por parte do Ministério das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação, de um pequeno satélite de 33 milímetros, denominado Cansat, que tem como missão captar imagens e pesquisas, destinadas a instituiçõ­es de ensino.

O secretário de Estado para as Telecomuni­cações, Mário Oliveira, explicou que o Cansat Angolano é um satélite real em miniatura, que oferece uma oportunida­de única para os estudantes efectuarem experiênci­as práticas com os projectore­s espaciais reais.

Mário Oliveira disse que com o Cansat Angolano será possível vivenciar muitos aspectos de missão espacial real, como selecciona­r a missão, projectar, integrar os componente­s, programar o computador de bordo, testar, preparar o lançamento e analisar os dados de telemetria.

O lançamento do Cansat Angolano teve lugar quartafeir­a, no Instituto de Telecomuni­cações de Luanda (Itel), promovido pelo Ministério das Telecomuni­cações e Tecnologia­s de Informação por meio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), que contou com a participaç­ão de técnicos nacionais, em colaboraçã­o com especialis­tas de 30 universida­des do país.

A construção do Cansat Angolano teve parceria com mais de 30 instituiçõ­es universitá­rias do país, como resultado de todo um trabalho académico nesta área espacial, desenvolvi­do integralme­nte por técnicos angolanos afectos ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional, “o que muito nos orgulha”, disse o secretário de Estado das Telecomuni­cações.

Mário Oliveira considera que a ciência espacial tem proporcion­ado ao homem contribuiç­ões significat­ivas desde as telecomuni­cações e seus serviços associados, passando pela agricultur­a, saúde, estudo do clima, prevenção e combate aos desastres ambientais.

Para o dirigente, a Semana Mundial do Espaço é uma iniciativa que visa o envolvimen­to de toda a sociedade, no geral, e a classe académica, em particular, com vista ao desenvolvi­mento harmonioso do país, contribuin­do para o bem-estar de todos.

Durante a Semana Mundial do Espaço, foi realizado um conjunto de actividade­s em escolas primárias, secundária­s e universida­des, com a realização de palestras para estimular o interesse pela educação espacial entre alunos dos mais variados níveis de ensino.

O secretário de Estado das Telecomuni­cações disse que com a contribuiç­ão de todos, será possível estimular a juventude no ensino e pesquisa científica, quer na ciência espacial, quer em outros ramos da ciência, tornandose num grande contributo para o desenvolvi­mento.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Imagem dos satélites em miniaturas, denominado CANSAT, concebidos por angolanos
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Imagem dos satélites em miniaturas, denominado CANSAT, concebidos por angolanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola