Tem­pes­ta­de tro­pi­cal dei­xa ras­to de de­vas­ta­ção

A tem­pes­ta­de é a ter­cei­ra mais for­te de sem­pre a pas­sar pe­los Es­ta­dos Uni­dos, des­de o An­drew, em 1992

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

O fu­ra­cão Mi­cha­el, que se mo­ve da Flo­ri­da pa­ra o Es­ta­do da Ge­or­gia pas­sou a tem­pes­ta­de tro­pi­cal, e já ma­tou du­as pes­so­as, en­tre elas uma cri­an­ça de 11 anos.

O ras­to de des­trui­ção dei­xa­do pe­las chu­vas e ven­tos for­tes é vi­sí­vel, com ca­sas des­truí­das, bair­ros inun­da­dos e mi­lha­res de re­si­dên­ci­as sem ener­gia eléc­tri­ca.

Um ho­mem mor­reu quan­do uma ár­vo­re caiu so­bre uma ca­sa em Gre­ens­bo­ro, no es­ta­do da Flo­ri­da, e a cri­an­ça, de 11 anos mor­reu na Ge­or­gia.

Con­ta a CNN que se sa­be que al­go caiu so­bre a ca­sa em que a me­ni­na se en­con­tra­va, no con­da­do de Se­mi­no­le.

O fe­nó­me­no é a ter­cei­ra tem­pes­ta­de mais for­te de sem­pre a pas­sar pe­los Es­ta­dos Uni­dos, des­de o fu­ra­cão An­drew em 1992.

Se­gun­do o Cen­tro Na­ci­o­nal de Fu­ra­cões, es­tá pre­vis­to que Mi­cha­el vol­te a fi­car mais for­te a qual­quer mo­men­to e à me­di­da que se mo­ve pa­ra a cos­ta Es­te e se tor­na um ci­clo­ne pós-tro­pi­cal.

Mi­lha­res de des­lo­ca­dos na Ín­dia

Na Ín­dia, du­as pes­so­as mor­re­ram e mais de 300 mil fo­ram de­sa­lo­ja­das de­vi­do a um for­te ci­clo­ne que atin­giu on­tem o les­te do país cau­san­do enor­mes da­nos em ca­sas, que­das de ár­vo­res e pos­tes de elec­tri­ci­da­de.

O mi­nis­tro do Tra­ba­lho de Andh­ra Pra­desh, Kin­ja­ra­pu Ac­chan Nai­du, adi­an­tou que uma mu­lher mor­reu após ser atin­gi­da por uma ár­vo­re.

Um ho­mem mor­reu quan­do a ca­sa on­de vi­via de­sa­bou no dis­tri­to de Sri­ka­ku­lam na sequên­cia das for­tes chu­vas, de acor­do com o mi­nis­tro.

Se­gun­do o De­par­ta­men­to Me­te­o­ro­ló­gi­co da Ín­dia, a tem­pes­ta­de ci­cló­ni­ca Ti­tli, ou But­ter­fly, com ven­tos de 150 qui­ló­me­tros por ho­ra, cau­sou chu­vas for­tes nos dis­tri­tos cos­tei­ros a les­te de Oris­sa e al­gu­mas zo­nas do es­ta­do vi­zi­nho Andh­ra Pra­desh.

As es­co­las fo­ram fe­cha­das e as vi­a­gens aé­re­as e fer­ro­viá­ri­as fo­ram re­du­zi­das. As au­to­ri­da­des tam­bém ins­ta­la­ram mais de 800 abri­gos que re­a­bas­te­cem com ali­men­tos.Vá­ri­as ci­da­des e al­dei­as do dis­tri­to de Ga­ja­pa­ti es­tão sem elec­tri­ci­da­de e li­ga­ções te­le­fó­ni­cas e al­gu­mas es­tra­das es­tão blo­que­a­das.

As for­tes chu­vas tam­bém atin­gi­ram o dis­tri­to de Sri­ka­ku­lam, no es­ta­do de Andh­ra Pra­desh, na fron­tei­ra com Oris­sa, afec­tan­do a cir­cu­la­ção fer­ro­viá­ria e a ro­do­viá­ria.

DR

Mi­lha­res de re­si­dên­ci­as fo­ram des­truí­das e ou­tras fi­ca­ram sem ener­gia eléc­tri­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.