Jornal de Angola

Entreposto de Caxito em operações

- Alfredo Ferreira | Caxito

O Bengo conta, desde quartafeir­a, com o Entreposto de Madeira de Caxito, um posto intermédio nas operações de corte, transforma­ção e exportação que vai envolver todos os explorador­es florestais da província e das províncias do Uíge e Zaire.

O entreposto, na quartafeir­a visitado pelo secretário de Estado para a área Florestal, André Moda, tem capacidade para receber dez mil contentore­s e está enquadrado nas medidas do Executivo para melhorar a gestão dos recursos florestais a nível do país.

O director do Instituto de Desenvolvi­mento Florestal (IDF), Simão Nzau, disse que o Entreposto de Caxito também vai poder atender as operações provenient­es do Leste e Sul do país e permite exercer uma fiscalizaç­ão mais efectiva dos produtos destinados à exportação. “Só com estas medidas se vai evitar a exploração e exportação ilegal de madeira que nos últimos anos se tem registado em várias partes do país.”

A intenção do Governo é controlar a actividade em todo o território nacional, razão pela qual está prevista a construção de seis entreposto­s, além de Caxito, em Icolo e Bengo, Cabinda, Moxico, Lobito e Menongue.

Depois dos seis entreposto­s estarem a funcionar, o Governo vai implementa­r outras medidas em algumas fronteiras, nas quais ocorrem saídas de madeira.

 ?? EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO| BENGO ?? Secretário de Estado para as Florestas (centro), no Entreposto
EDMUNDO EUCILIO | EDIÇÕES NOVEMBRO| BENGO Secretário de Estado para as Florestas (centro), no Entreposto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola