En­tre­pos­to de Ca­xi­to em ope­ra­ções

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA - Al­fre­do Ferreira | Ca­xi­to

O Ben­go con­ta, des­de quar­ta­fei­ra, com o En­tre­pos­to de Ma­dei­ra de Ca­xi­to, um pos­to in­ter­mé­dio nas ope­ra­ções de cor­te, trans­for­ma­ção e ex­por­ta­ção que vai en­vol­ver to­dos os exploradores flo­res­tais da pro­vín­cia e das pro­vín­ci­as do Uí­ge e Zai­re.

O en­tre­pos­to, na quar­ta­fei­ra vi­si­ta­do pe­lo se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra a área Florestal, André Mo­da, tem ca­pa­ci­da­de pa­ra re­ce­ber dez mil con­ten­to­res e es­tá en­qua­dra­do nas me­di­das do Exe­cu­ti­vo pa­ra me­lho­rar a ges­tão dos re­cur­sos flo­res­tais a nível do país.

O di­rec­tor do Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Florestal (IDF), Si­mão Nzau, dis­se que o En­tre­pos­to de Ca­xi­to tam­bém vai po­der aten­der as ope­ra­ções pro­ve­ni­en­tes do Les­te e Sul do país e per­mi­te exer­cer uma fis­ca­li­za­ção mais efec­ti­va dos pro­du­tos des­ti­na­dos à ex­por­ta­ção. “Só com es­tas me­di­das se vai evi­tar a ex­plo­ra­ção e ex­por­ta­ção ile­gal de ma­dei­ra que nos úl­ti­mos anos se tem re­gis­ta­do em vá­ri­as par­tes do país.”

A in­ten­ção do Go­ver­no é con­tro­lar a ac­ti­vi­da­de em to­do o ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, ra­zão pe­la qu­al es­tá pre­vis­ta a cons­tru­ção de seis en­tre­pos­tos, além de Ca­xi­to, em Ico­lo e Ben­go, Ca­bin­da, Mo­xi­co, Lo­bi­to e Menongue.

De­pois dos seis en­tre­pos­tos es­ta­rem a fun­ci­o­nar, o Go­ver­no vai im­ple­men­tar ou­tras me­di­das em al­gu­mas fron­tei­ras, nas quais ocor­rem saí­das de ma­dei­ra.

EDMUNDO EUCILIO | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO| BEN­GO

Se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra as Flo­res­tas (cen­tro), no En­tre­pos­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.