Ex­po­si­ção co­lec­ti­va de ar­te no Me­mo­ri­al Agos­ti­nho Ne­to

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

A ex­po­si­ção co­lec­ti­va dos ar­tis­tas plás­ti­cos Mum­pa­si Me­so e Ricardo Ka­pu­ka, in­ti­tu­la­da “Mu Seke”, é inau­gu­ra­da ho­je, às 18h30, na ga­le­ria do Me­mo­ri­al Dr. António Agos­ti­nho Ne­to, e fi­ca pa­ten­te até 28 de No­vem­bro.

A mos­tra es­tá in­se­ri­da na se­gun­da edi­ção do pro­jec­to “Pop-up Mashu-up”, uma ini­ci­a­ti­va do Es­pa­ço Lu­an­da Ar­te (ELA) que mis­tu­ra o con­cei­to de pop-up, al­go que abre por cur­ta du­ra­ção num lo­cal, e mash-up, que é cri­a­da a par­tir da mis­tu­ra de dois ou mais te­mas pré-exis­ten­tes de for­ma a se­rem fun­di­dos.

Num co­mu­ni­ca­do de im­pren­sa da AM-AR­TE, o di­rec­tor do Es­pa­ço Lu­an­da Ar­te, Do­mi­nick Tan­ner, re­fe­re que o pro­jec­to, na sua se­gun­da edi­ção, pro­cu­ra des­cons­truir con­cei­tos e re­cons­truir ma­té­ria em for­ma de Mu Seke no Me­mo­ri­al António Agos­ti­nho Ne­to, atra­vés do tra­ba­lho de dois ar­tis­tas con­vi­da­dos que, por ci­ma da cha­pa e da ma­dei­ra, irão (re)cri­ar obras em con­jun­to e em se­pa­ra­do, em com­ple­men­to e em con­fli­to um com o ou­tro.

“Co­mo ac­ti­vis­tas das ru­as des­te Mu Seke, do seu ima­gi­ná­rio, com pou­ca ou ne­nhu­ma ideia pré-con­ce­bi­da, du­ran­te qua­tro se­ma­nas, sem ho­rá­ri­os, os ar­tis­tas te­rão ex­pe­ri­men­ta­do no­vas téc­ni­cas, e escrito no­vas nar­ra­ti­vas nes­ta re­si­dên­cia do Mu Seke”, su­bli­nha Do­mi­nick Tan­ner.

Me­so Ca­pin­ga Mum­pa­si nas­ceu na pro­vín­cia do Zai­re, em 1984. A sua ins­pi­ra­ção pa­ra as ar­tes sur­giu do pai, o pin­tor Za Me­so Mum­pa­si, com quem apren­deu pin­tu­ra de mo­sai­co so­bre pe­dra. Em 2009, li­cen­ci­ou-se em Pin­tu­ra pe­la Aca­de­mia de Be­las Ar­tes de Kinsha­sa, na Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC).

Ricardo Ka­pu­ka nas­ceu na Ca­tum­be­la, em 1976, on­de vi­ve e tra­ba­lha. Es­te au­to­di­dac­ta das ar­tes plás­ti­cas re­si­diu em Portugal de 1994 a 2009. En­tre 1998 e 2002 fez par­te da ju­ven­tu­de do Co­lec­ti­vo de Ar­tis­tas Plás­ti­cos de Al­ma­da IMARGEM, ten­do par­ti­ci­pa­do em di­ver­sas ex­po­si­ções co­lec­ti­vas em Portugal. Em 1987, fez a pri­mei­ra mos­tra na de­le­ga­ção da TPA de Ben­gue­la.

EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Obras de Mum­pa­si Me­so e Ricardo Ka­pu­ka em ex­po­si­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.