Jornal de Angola

Governo estanca ravinas no Dundo

As obras que incluem sistemas de drenagem consistent­es têm termo previsto para o próximo mês de Dezembro

- Isidoro Samutula|Dundo

Os trabalhos de estancamen­to das quatro principais ravinas da cidade do Dundo, uma das quais ameaçava a destruição de prédios da zona 4 da centralida­de do Mussungue, decorrem a um ritmo acelerado e podem ser concluídos no próximo mês de Dezembro.

A constataçã­o é do vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, arquitecto Lino dos Santos, que foi ver o andamento das diferentes obras públicas em curso, com previsão de serem concluídas ainda este ano, com incidência para os 26 quilómetro­s da estrada nacional 225 e respectiva­s pontes.

Em relação às ravinas, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas defendeu a construção de valas de drenagem de céu aberto, em detrimento de tubos de um metro e meio de diâmetro, que a empreiteir­a pretende colocar, alegando as especifici­dades da região, onde as chuvas se registam de forma intensa durante praticamen­te noves meses.

O arquitecto justificou que a utilização das valas de drenagem de céu aberto facilita a sua manutenção e permite também que os resíduos sólidos, que muitas vezes são transporta­dos pelas enormes correntes das águas pluviais, possam facilmente ser encaminhad­os para as zonas mais baixas.

“A drenagem das águas das chuvas, através dos tubos, não é um processo consistent­e, porque pode funcionar correctame­nte numa primeira fase, mas com o tempo e o acúmulo de lixo poderá apresentar problemas, porque os tubos estão dimensiona­dos apenas para um determinad­o caudal”, salientou.

Para contornar este pressupost­o técnico, Lino dos Santos prometeu conversar com os responsáve­is da empresa GRINER, a quem o Governo adjudicou as obras de estancamen­to das quatro principais ravinas na cidade do Dundo.

“Temos de alterar o sistema de drenagem das ravinas, enquanto ainda é cedo”, disse, reiterando a tomada de decisões técnicas que garantam maior consistênc­ia no combate às ravinas e evitar descarrila­mentos, principalm­ente devido aos problemas de escoamento das águas pluviais, através dos tubos que estão a ser previstos nesta empreitada.

“Nesta região, as chuvas são fortes e a dado momento os tubos não irão suportar o caudal das águas que muitas vezes atingem níveis elevados, podendo danificar, com o tempo, os tubos e voltarmos a ter no futuro os mesmos problemas”, ressaltou.

Lino dos Santos sublinhou a necessidad­e de encontrar-se consenso entre as autoridade­s locais, beneficiár­ias da obra, e a empresa construtor­a, para que as obras públicas sejam mais duradouras e sirvam os interesses do Estado e da população por mais tempo. O vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas mostrou-se satisfeito com o ritmo dos trabalhos e pelo facto de estar a ser mantido o traçado dos anteriores troços, com duas faixas de rodagem, uma plataforma de nove metros e um metro e meio de berma de cada lado, o que, segundo Lino dos Santos, se enquadra nos padrões do projecto.

O director das obras de estancamen­to das ravinas da empresa GRINER, João Rodrigues, informou que vão ser feitos aterros nas cabeceiras das ravinas, um trabalho que deve começar nos próximos dias.

Foi desmatada uma área de 15.000 metros quadrados e criado um sistema de protecção provisório, com sacos de areia, para desviar as águas da chuva para fora da área de serviço, declarou o responsáve­l das obras da empresa GRINER. Obras na Estrada 225 Depois de constatar o desenvolvi­mento das obras de estancamen­to das ravinas, o vice-governador da Lunda-Norte para o sector Técnico e Infra-estruturas foi ver a reabilitaç­ão dos 26 quilómetro­s da Estrada Nacional 225 e a construção da ponte sobre o rio Luxico, também sob responsabi­lidade da construtor­a GRINER.

O director da obra, Mário Mendonça, destacou a celeridade dos trabalhos, apesar de reconhecer que a chuva que cai intensamen­te na região continua a ser um obstáculo a vencer.

“Em função dos constrangi­mentos das chuvas, reforçamos as equipas de trabalho para aproveitar os períodos de melhor tempo e evitar atrasos na execução física da obra, que já conta com um ligeiro atraso, tendo em conta a planificaç­ão inicial”, explicou Mário Mendonça.

Nesse troço rodoviário, de 26 quilómetro­s da Estrada Nacional 225, está contemplad­a a construção da ponte sobre o rio Luxico, cujas obras decorrem a bom ritmo.

Segundo Mário Mendonça, a ponte será de estrutura mista, com os encontros em betão, um vão de 30 metros e um tabuleiro em estrutura metálica, com três vigas mestre de um metro e meio de altura. A ponte sobre o rio Luxico deve estar concluída em Dezembro deste ano, de acordo com a previsão dos técnicos da empresa GRINER.

A Estrada Nacional 225 tem um percurso de 504 quilómetro­s e interliga a cidade do Dundo, capital da província da Lunda-Norte, e seis municípios do sudeste da província (Lovua, Cuilo, Lubalo, Caungula, Cuango e Xá-Muteba). A sua construção começou em 2013, mas, devido à crise, 26 quilómetro­s e uma ponte estão por concluir.

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA- NORTE ?? Além de edifícios da centralida­de de Mussungue estavam ameaçadas várias infra-estruturas
BENJAMIM CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO | LUNDA- NORTE Além de edifícios da centralida­de de Mussungue estavam ameaçadas várias infra-estruturas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola