Jornal de Angola

Chefe de Estado escreve a Teodoro Obiang Nguema

-

Uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, é entregue hoje ao homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbassogo.

É portador da missiva o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que se encontra em Malabo na qualidade de enviado especial do Presidente da República.

O chefe da diplomacia angolana representa o Chefe de Estado nas celebraçõe­s do 50º aniversári­o da Independên­cia da Guiné Equatorial, que se assinala hoje.

Angola e a Guiné Equatorial, dois países membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), mantêm fortes relações políticas, diplomátic­as e culturais há vários anos. Recentemen­te, os países concluíram um Acordo de Isenção de Vistos em passaporte­s diplomátic­o e de serviço, que vigora desde Maio deste ano.

As autoridade­s dos dois países têm trabalhado no sentido de diversific­ar a cooperação, adoptando meios que ajudem a identifica­r interesses comuns, com benefícios recíprocos. A cooperação nos domínios da aviação civil e pescas, aproveitan­do a extensão marítima de Angola e da Guiné Equatorial tem sido equacionad­a em benefício dos dois Estados.

O ministro das Relações Exteriores está em Malabo depois de ter integrado a delegação presidenci­al que, de 8 a 10 deste mês, efectuou uma visita de dois dias à República Popular da China.

Antes, nos dias 6 e7, o chefe da diplomacia angolana esteve no Japão, onde participou na preparação da 7ª edição da Conferênci­a Internacio­nal de Tóquio sobre o Desenvolvi­mento de África (TICAD VII), agendada para Agosto de 2019.

O regresso a Luanda do ministro Manuel Augusto está previsto para amanhã.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro no aniversári­o da Independên­cia da Guiné Equatorial
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro no aniversári­o da Independên­cia da Guiné Equatorial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola