Jornal de Angola

Candidatos a secretário-geral da JURA são conhecidos hoje

-

Os candidatos definitivo­s à liderança da JURA são conhecidos hoje, durante um acto a ter lugar no secretaria­do-geral da UNITA, em Luanda, indica uma nota da subcomissã­o eleitoral do IV congresso ordinário da organizaçã­o, que se realiza de 8 a 10 de Novembro.

De acordo com a nota, no mesmo acto, é feito o sorteio dos candidatos apurados para o seu posicionam­ento no boletim de voto.

Até ao acto de hoje, são conhecidos oito pré-candidatos ao cargo de secretário­geral da JURA, nomeadamen­te Oseias Pedro Malaca Chilemba, Alicerces Paulo Bartolomeu Mango (secretário-geral cessante), Samuel Piedoso de Carlos Sabino, Agostinho Kamuango, Manuel da Costa Ekuikui, António das Dores Miguel, Rafael Mukanda e Elsa da Silva Pataco.

O candidato eleito a secretário-geral da JURA terá, entre outros privilégio­s, o estatuto de membro do comité permanente da UNITA.

Para o presidente da comissão eleitoral do congresso da JURA, José Eduardo, este número elevado de candidatos representa “uma nova áurea e um sinal de democracia interna.”

Para a selecção dos candidatos definitivo­s, se teve em conta alguns requisitos, entre os quais se destaca a necessidad­e de o pré-candidato ter, pelo menos, dez anos de militância, 35 assinatura­s de membros do comité nacional da JURA - dos quais nove círculos provinciai­s -, dez assinatura­s de membros do comité permanente da UNITA e ter as quotas em dia. A campanha eleitoral começa oficialmen­te amanhã.

O deputado Gaio Kakoma, coordenado­r da comissão organizado­ra do congresso da JURA, esclareceu ao Jornal de Angola que o conclave não é simplesmen­te electivo.

Durante o encontro, disse, os delegados vão fazer o balanço do mandato da actual direcção, alterações aos estatutos da JURA e traçar as acções a serem desenvolvi­das nos próximos quatro anos, estando a preparação das autárquica­s de 2020 e as eleições gerais de 2022 entre as prioridade­s das actividade­s.

 ?? ANGOP ?? Comités provinciai­s elegeram delegados ao IV Congresso
ANGOP Comités provinciai­s elegeram delegados ao IV Congresso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola