Jornal de Angola

Chocolate para prevenir problemas do coração

-

Uma equipa de cientistas da Universida­de de Cambridge, Inglaterra, concebeu um chocolate funcional que não engorda. Os cientistas levaram a bom termo a missão impossível (ou assim nos parecia a todos) de criar um chocolate que não engorda, contabiliz­a só 38 calorias e pode ser consumido diariament­e, inclusive por diabéticos.

Como se isto, por si só, não fosse já a oitava maravilha do mundo, os investigad­ores garantem que 7,5 gramas diárias de Esthechoc – é esse o nome do novo melhor amigo dos chocolatóm­anos – parece deixar quem o come 20 anos mais novo, ao melhorar a circulação sanguínea e aportar ao organismo maiores índices de antioxidan­tes que atrasam a pele flácida e o aparecimen­to de rugas.

"Toda a gente envelhece, contudo espera-se que o produto nos ajude a ter algum controlo sobre essa evolução ao abrandar o envelhecim­ento dos tecidos e inibir os processos responsáve­is por ele", sublinha o investigad­or Ivan Petyaev, da Universida­de de Cambridge, que durante dez anos estudou a fundo os mecanismos moleculare­s do envelhecim­ento, polifenóis do cacau e radicais livres.

Estudos mostram que comer chocolate regularmen­te, aliado à pratica de exercício e de uma alimentaçã­o saudável, resulta numa maior redução do peso corporal.

Esthechoc à parte, podemos sempre contar com a ajuda do chocolate negro para sermos magros e saudáveis, desde que pouco processado e o mais natural possível, com um mínimo de 70 por cento de cacau de modo a preservar os flavonoide­s – um antioxidan­te reconhecid­o na prevenção da obesidade, diabetes e doença cardiovasc­ular.

“Parece contraditó­rio, porém estudos científico­s concluem que as pessoas que fazem uma alimentaçã­o equilibrad­a, praticam exercício físico regular e comem chocolate com frequência conseguem uma maior redução do índice de massa corporal, logo do peso corporal”, aponta o nutricioni­sta Alexandre Fernandes, autor do livro “Dieta do Chocolate”.

É óbvio que exceder-se todos os dias pode arruinar a dieta, mas segundo ele é possível perder até seis quilos em 21 dias sem renunciar ao prazer. “Treine a mente, as emoções e o corpo quando estiver a saborear a quantidade de chocolate permitida (difere de homens para mulheres, do peso que se tem, do que se perder).”

O segredo, diz, é ter bom senso na hora de escolher, consumir e apreciar (muito diferente de devorar). “Ao fim de algum tempo vai acostumar-se às pequenas quantidade­s e sentir-se orgulhoso e confortáve­l.”

Will Clower, reputado neurocient­ista e nutricioni­sta norte-americano, confirma ser do cacau que provém a maioria das propriedad­es benéficas do chocolate, como as catequinas e epicatequi­nas (outras duas espécies de antioxidan­tes).

Também ele podia passar o dia a citar experiênci­as que comprovam que o chocolate com elevada percentage­m de cacau “é bom para o coração, a pele, o equilíbrio emocional, a prevenção de doenças oncológica­s, o atraso da progressão da diabetes e até para acelerar o metabolism­o”.

A ciência reconhece os efeitos protectore­s do cacau na doença de Alzheimer e o seu potencial na prevenção do cancro. Uma pesquisa de investigad­ores italianos da Universida­de de L’Aquila, divulgada no portal de artigos de biomedicin­a PubMed, validou os efeitos neuroprote­ctores e preventivo­s do cacau na doença de Alzheimer.

Outra,realizadap­eloInstitu­to de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Nutrição, em Madrid, demonstrou o potencial dos polifenóis do cacau na prevenção do cancro.“Consumido com moderação é um elixir de alegria e prazer com a vida e os outros”, sublinha o nutricioni­sta Alexandre Fernandes, lembrando que a quantidade de antioxidan­tes no chocolate é cerca de oito vezes superior à do morango.

“Promove ainda uma sensação de relaxament­o e bemestar ao ajudar a produzir e libertar serotonina no organismo, além de inibir o apetite se consumido em jejum pela manhã.”

 ?? DR ?? Pessoas com alimentos equilibrad­os, que fazem exercícios físicos e comem chocolate conseguem reduzir a massa corporal
DR Pessoas com alimentos equilibrad­os, que fazem exercícios físicos e comem chocolate conseguem reduzir a massa corporal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola