CIRGL es­tá re­pre­sen­ta­da no es­cru­tí­nio de De­zem­bro

Jornal de Angola - - ÁFRICA -

A Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos (CIRGL) vai en­vi­ar uma mis­são à Re­pú­bli­ca De­mo­crá­ti­ca do Con­go (RDC), pa­ra ob­ser­var as eleições de 23 de De­zem­bro, con­fir­mou à agência de no­tí­ci­as Pa­na­press uma fonte ofi­ci­al em Kinsha­sa.

O anún­cio foi fei­to pe­lo se­cre­tá­rio-ge­ral do Fó­rum dos Par­la­men­tos dos paí­ses mem­bros da Con­fe­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal da Re­gião dos Gran­des La­gos (FP-CIRGL), o ugan­dês Onyan­go Ka­ko­ba, du­ran­te um en­con­tro com o pre­si­den­te do Se­na­do con­go­lês, Le­on Ken­go Wa Don­do.

O en­con­tro per­mi­tiu a Ka­ko­ba apre­sen­tar ao seu in­ter­lo­cu­tor um pla­no de ac­ções do FP-CIRGL e ex­pri­mir o apoio da or­ga­ni­za­ção ao pro­ces­so elei­to­ral em cur­so na RDC. O Fó­rum tem por mis­são apoi­ar ac­ções re­a­li­za­das pe­los Go­ver­nos e pe­los Par­la­men­tos mem­bros da or­ga­ni­za­ção sub-re­gi­o­nal, no­me­a­da­men­te em prol da paz e da se­gu­ran­ça na su­bre­gião. Nes­te qua­dro, re­ve­lou Ka­ko­ba, a or­ga­ni­za­ção se­di­a­da em Kinsha­sa, en­vi­ou mis­sões de ob­ser­va­ção elei­to­ral ao Bu­run­di e ao Ru­an­da.

No ter­mo dos tra­ba­lhos da CIRGL em Mar­ço de 2018 em Kinsha­sa, os par­ti­ci­pan­tes par­la­men­ta­res exor­ta­ram os Go­ver­nos e os Par­la­men­tos dos paí­ses mem­bros a agi­rem jun­tos pa­ra a paz e a es­ta­bi­li­da­de sub-re­gi­o­nais.

Tam­bém de­ci­di­ram, nes­sa oca­sião, en­vi­ar mis­sões de in­for­ma­ção a fim de apoi­ar os Par­la­men­tos na­ci­o­nais na con­so­li­da­ção dos pro­ces­sos de paz e de se­gu­ran­ça du­ra­dou­ros no Bu­run­di, na Re­pú­bli­ca Cen­tro Afri­ca­na e no Su­dão do Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.