Jornal de Angola

CIRGL está representa­da no escrutínio de Dezembro

-

A Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos (CIRGL) vai enviar uma missão à República Democrátic­a do Congo (RDC), para observar as eleições de 23 de Dezembro, confirmou à agência de notícias Panapress uma fonte oficial em Kinshasa.

O anúncio foi feito pelo secretário-geral do Fórum dos Parlamento­s dos países membros da Conferênci­a Internacio­nal da Região dos Grandes Lagos (FP-CIRGL), o ugandês Onyango Kakoba, durante um encontro com o presidente do Senado congolês, Leon Kengo Wa Dondo.

O encontro permitiu a Kakoba apresentar ao seu interlocut­or um plano de acções do FP-CIRGL e exprimir o apoio da organizaçã­o ao processo eleitoral em curso na RDC. O Fórum tem por missão apoiar acções realizadas pelos Governos e pelos Parlamento­s membros da organizaçã­o sub-regional, nomeadamen­te em prol da paz e da segurança na subregião. Neste quadro, revelou Kakoba, a organizaçã­o sediada em Kinshasa, enviou missões de observação eleitoral ao Burundi e ao Ruanda.

No termo dos trabalhos da CIRGL em Março de 2018 em Kinshasa, os participan­tes parlamenta­res exortaram os Governos e os Parlamento­s dos países membros a agirem juntos para a paz e a estabilida­de sub-regionais.

Também decidiram, nessa ocasião, enviar missões de informação a fim de apoiar os Parlamento­s nacionais na consolidaç­ão dos processos de paz e de segurança duradouros no Burundi, na República Centro Africana e no Sudão do Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola