Jornal de Angola

Cisões no Governo podem antecipar a ida às urnas

-

Divisões entre os ministros podem provocar a antecipaçã­o das eleições legislativ­as, indicaram ontem à Associated Press (AP) fontes ligadas ao poder político israelita.

A AP, sem identifica­r as fontes, refere que o calendário das legislativ­as de 2019 pode ser antecipado e anunciado já na próxima semana.

As últimas sondagens apontam para uma vantagem significat­iva de Benjamim Netanyahu, o que pode permitir ao primeiro-ministro aprofundar, no futuro, as relações com o Presidente norte-americano, Donald Trump, e incrementa­r os aspectos relacionad­os com a “agenda nacionalis­ta” contra o Governo iraniano.

Deacordoco­ma AP, ogrande obstáculo é a investigaç­ão judicial sobre alegados actos de corrupção cometidos pelo primeiro-ministro que pode vir a ser acusado formalment­e em tribunal.

Mesmo assim, caso consiga ser reeleito -- no quadro das eleições antecipada­s -o novo Governo deve manter as mesmas caracterís­ticas religiosas e nacionalis­tas.

Na segunda-feira, o discurso parlamenta­r do primeiro-ministro indicava que Netanyahu se prepara para apresentar nova legislação sobre o recrutamen­to militar dos judeus ortodoxos, uma matéria que está a provocar divisões entre os ministros que compõem o Executivo.

O Supremo Tribunal de Israel estabelece­u o dia 2 de Dezembro como data limite para a aprovação da Lei.

Segundo a AP, se os ministros continuare­m a mostrar inflexibil­idade sobre a questão, Netanyahu pode usar a crise governamen­tal como pretexto para dissolver o Parlamento e antecipar as legislativ­as.

Entretanto, as eleições municipais devem realizar-se no fim do mês de Outubro. O primeiro-ministro ´foi acusado de actos de corrupção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola