Jornal de Angola

EUA desmente ajuda na reconstruç­ão da Síria

-

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira que não vão financiar a reconstruç­ão da Síria, em guerra desde 2011, enquanto as forças iranianas e os soldados apoiados por Teerão não abandonare­m o país.

“Temos sido claros: se a Síria não garantir a retirada total das forças apoiadas pelo Irão, não receberá um único dólar dos Estados Unidos para a reconstruç­ão”, afirmou o secretário de Estado norteameri­cano, Mike Pompeo.

A Administra­ção norteameri­cana quer uma resolução política e pacífica depois de sete anos de conflito, que já causou mais de 360.000 mortos e mais de um milhão de feridos, bem como “a retirada das forças iranianas na Síria”, defendeu Pompeo.

“Hoje, o conflito na Síria está a virar”, afirmou, durante um discurso no Instituto Judaico de Segurança Nacional da América, reiterando que o Governo de Bashar alAssad reforçou o controlo “no terreno “graças à Rússia e ao Irão.”

O grupo extremista Estado Islâmico “embora ainda não completame­nte erradicado, é agora uma sombra de si mesmo”, apontou. Mais de cinco milhões de sírios abandonara­m o país desde o início do conflito e milhões de outros refugiaram-se na Síria.

O adido de Defesa iraniano em Damasco indicou numa das entrevista­s que vários conselheir­os militares iranianos vão permanecer na Síria no final da guerra, no quadro de um acordo de cooperação bilateral.

O Irão dá apoio político, financeiro e militar ao Governo de Bashar al-Assad no conflito que devasta a Síria desde 2011. “A presença contínua de conselheir­os iranianos na Síria é um dos aspectos cobertos pelo acordo técnico de defesa”, disse o general de brigada Abolghasem Alinejad, citado pelas agências noticiosas iranianas Fars e Tabnak.

 ?? DR ?? A guerra continua a provocar destruição de infra-estruturas
DR A guerra continua a provocar destruição de infra-estruturas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola