EUA des­men­te aju­da na re­cons­tru­ção da Sí­ria

Jornal de Angola - - MUNDO -

Os Es­ta­dos Uni­dos anun­ci­a­ram na quar­ta-fei­ra que não vão fi­nan­ci­ar a re­cons­tru­ção da Sí­ria, em guer­ra des­de 2011, en­quan­to as for­ças ira­ni­a­nas e os sol­da­dos apoi­a­dos por Te­e­rão não aban­do­na­rem o país.

“Te­mos si­do cla­ros: se a Sí­ria não ga­ran­tir a re­ti­ra­da to­tal das for­ças apoi­a­das pe­lo Irão, não re­ce­be­rá um úni­co dó­lar dos Es­ta­dos Uni­dos pa­ra a re­cons­tru­ção”, afir­mou o se­cre­tá­rio de Es­ta­do nor­te­a­me­ri­ca­no, Mi­ke Pompeo.

A Ad­mi­nis­tra­ção nor­te­a­me­ri­ca­na quer uma re­so­lu­ção po­lí­ti­ca e pa­cí­fi­ca de­pois de se­te anos de con­fli­to, que já cau­sou mais de 360.000 mor­tos e mais de um mi­lhão de fe­ri­dos, bem co­mo “a re­ti­ra­da das for­ças ira­ni­a­nas na Sí­ria”, de­fen­deu Pompeo.

“Ho­je, o con­fli­to na Sí­ria es­tá a vi­rar”, afir­mou, du­ran­te um dis­cur­so no Ins­ti­tu­to Ju­dai­co de Se­gu­ran­ça Na­ci­o­nal da Amé­ri­ca, rei­te­ran­do que o Go­ver­no de Bashar alAs­sad re­for­çou o controlo “no ter­re­no “gra­ças à Rús­sia e ao Irão.”

O gru­po ex­tre­mis­ta Es­ta­do Is­lâ­mi­co “em­bo­ra ain­da não com­ple­ta­men­te er­ra­di­ca­do, é ago­ra uma som­bra de si mes­mo”, apon­tou. Mais de cin­co mi­lhões de sí­ri­os aban­do­na­ram o país des­de o iní­cio do con­fli­to e mi­lhões de ou­tros re­fu­gi­a­ram-se na Sí­ria.

O adi­do de De­fe­sa ira­ni­a­no em Da­mas­co in­di­cou nu­ma das en­tre­vis­tas que vá­ri­os con­se­lhei­ros mi­li­ta­res ira­ni­a­nos vão per­ma­ne­cer na Sí­ria no fi­nal da guer­ra, no qua­dro de um acor­do de co­o­pe­ra­ção bi­la­te­ral.

O Irão dá apoio po­lí­ti­co, fi­nan­cei­ro e mi­li­tar ao Go­ver­no de Bashar al-As­sad no con­fli­to que de­vas­ta a Sí­ria des­de 2011. “A pre­sen­ça con­tí­nua de con­se­lhei­ros ira­ni­a­nos na Sí­ria é um dos as­pec­tos co­ber­tos pe­lo acor­do téc­ni­co de de­fe­sa”, dis­se o ge­ne­ral de bri­ga­da Abolgha­sem Ali­ne­jad, ci­ta­do pe­las agên­ci­as no­ti­ci­o­sas ira­ni­a­nas Fars e Tab­nak.

DR

A guer­ra con­ti­nua a pro­vo­car des­trui­ção de in­fra-es­tru­tu­ras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.