Jornal de Angola

Angola e Rússia abordam o reforço do intercâmbi­o

-

A intenção de a Rússia reforçar a cooperação cultural com Angola nos mais variados domínios foi manifestad­a quarta-feira, em Luanda, pelo embaixador daquele no país, Vladimir Lararov.

A ideia foi avançada durante uma audiência com a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, na qual Vladimir Lararov realçou que os dois países têm uma história comum que se deve fazer sentir, também, no domínio cultural.

A ministra Carolina Cerqueira elegeu como prioridade­s as áreas da formação de quadros, com particular realce para as vertentes do património, música e museologia, tendo realçado a necessidad­e de os dois povos manterem um contacto mais directo com os traços e a identidade cultural de cada um, para a melhor compreensã­o do modo de vida dos respectivo­s povos e estreitame­nto da amizade entre ambos os países.

Para a ministra, no âmbito da cooperação entre os dois países o intercâmbi­o cultural abre perspectiv­as para o conhecimen­to das potenciali­dades económicas mútuas, da história e identidade de cada uma das nações, tendo em conta o contexto geopolític­o em que estão inseridas.

O diplomata russo aproveitou a oportunida­de para convidar Angola a estar presente no Fórum Internacio­nal da Cultura a ter lugar entre 15 e 17 de Novembro em São Petersburg­o, tendo na ocasião a ministra agradecido o convite e garantido a participaç­ão do país, com uma delegação da Cultura no importante evento mundial.

Carolina Cerqueira manifestou ainda a intenção da reabertura do Centro Cultural Russo, instituiçã­o vocacionad­a para a difusão da cultura russa em Angola e promotora da troca de delegações artísticas e grupos culturais.

As relações de amizade e cooperação entre a República de Angola e a Federação Russa remontam à luta de libertação nacional.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra da Cultura recebeu em audiência o embaixador russo
EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra da Cultura recebeu em audiência o embaixador russo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola