Po­lí­cia de­tém de­ze­nas de lí­de­res sin­di­cais

Jornal de Angola - - DESPORTO -

A po­lí­cia do Zimbabwe pren­deu de­ze­nas de mem­bros de um sin­di­ca­to do comércio nas vés­pe­ras de uma ma­ni­fes­ta­ção pro­gra­ma­da con­tra o pro­gra­ma de es­ta­bi­li­za­ção fi­nan­cei­ra, de­nun­ci­ou on­tem o gru­po lo­cal Ad­vo­ga­dos pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos.

De acor­do com a agência de no­tí­ci­as AP, que ci­ta os ad­vo­ga­dos, a po­lí­cia pren­deu de­ze­nas de mem­bros do Con­gres­so dos Sin­di­ca­tos do Comércio do Zimbabwe em Ha­ra­re e nas ci­da­des de Mu­ta­re e Mas­vin­go.

Ha­via uma for­te pre­sen­ça po­li­ci­al em Ha­ra­re de­pois de o Go­ver­no ter proi­bi­do o pro­tes­to, ale­gan­do o sur­to de có­le­ra em cur­so, mas já foi in­ter­pos­ta uma ac­ção ju­di­ci­al pa­ra per­mi­tir a ma­ni­fes­ta­ção.

O gru­po de ad­vo­ga­das diz que as de­ten­ções são um ata­que pre­ven­ti­vo con­tra a ma­ni­fes­ta­ção, que pre­ten­de pro­tes­tar con­tra as “po­lí­ti­cas eco­nó­mi­cas de­sas­tro­sas”.

Es­tes acon­te­ci­men­tos sur­gem na se­ma­na a se­guir ao mi­nis­tro das Fi­nan­ças ter apre­sen­ta­do um pro­gra­ma de es­ta­bi­li­za­ção da eco­no­mia do Zimbabwe.

Na quar­ta-fei­ra, o Ban­co Mun­di­al e o Fun­do Mo­ne­tá­rio In­ter­na­ci­o­nal (FMI) de­ram 'luz ver­de' ao pla­no do Go­ver­no pa­ra o pa­ga­men­to de 2,2 mil mi­lhões de dó­la­res em pa­ga­men­tos atra­sa­dos aos cre­do­res in­ter­na­ci­o­nais, anun­ci­ou o mi­nis­tro das Fi­nan­ças.

A dí­vi­da pú­bli­ca to­tal do Zimbabwe es­tá nos 17 mil mi­lhões de dó­la­res, mas as san­ções im­pos­tas pe­los Es­ta­dos Uni­dos po­dem im­pe­dir que o país con­si­ga ace­der aos mer­ca­dos in­ter­na­ci­o­nais pa­ra lan­çar a re­cu­pe­ra­ção eco­nó­mi­ca.

Nas pre­vi­sões pa­ra o cres­ci­men­to eco­nó­mi­co da Áfri­ca Sub­saha­ri­a­na, di­vul­ga­das em Nu­sa Dua, na In­do­né­sia, o FMI pre­vê que o Zimbabwe cres­ça 3,6% e 4,2% nes­te e no pró­xi­mo ano.

Nu­ma re­por­ta­gem di­vul­ga­da na quin­ta-fei­ra, a AP es­cre­veu so­bre fi­las de ho­ras pa­ra com­prar ga­so­li­na e o au­men­to rá­pi­do dos pre­ços, além de ma­ni­fes­ta­ções con­tra o pro­gra­ma de aus­te­ri­da­de de­li­ne­a­do pe­lo mi­nis­tro das Fi­nan­ças, um an­ti­go pro­fes­sor da Lon­don Scho­ol of Eco­no­mics. Sin­di­ca­lis­tas opõem-se às me­di­das eco­nó­mi­cas do Go­ver­no

DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.