Jornal de Angola

Polícia detém dezenas de líderes sindicais

-

A polícia do Zimbabwe prendeu dezenas de membros de um sindicato do comércio nas vésperas de uma manifestaç­ão programada contra o programa de estabiliza­ção financeira, denunciou ontem o grupo local Advogados para os Direitos Humanos.

De acordo com a agência de notícias AP, que cita os advogados, a polícia prendeu dezenas de membros do Congresso dos Sindicatos do Comércio do Zimbabwe em Harare e nas cidades de Mutare e Masvingo.

Havia uma forte presença policial em Harare depois de o Governo ter proibido o protesto, alegando o surto de cólera em curso, mas já foi interposta uma acção judicial para permitir a manifestaç­ão.

O grupo de advogadas diz que as detenções são um ataque preventivo contra a manifestaç­ão, que pretende protestar contra as “políticas económicas desastrosa­s”.

Estes acontecime­ntos surgem na semana a seguir ao ministro das Finanças ter apresentad­o um programa de estabiliza­ção da economia do Zimbabwe.

Na quarta-feira, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacio­nal (FMI) deram 'luz verde' ao plano do Governo para o pagamento de 2,2 mil milhões de dólares em pagamentos atrasados aos credores internacio­nais, anunciou o ministro das Finanças.

A dívida pública total do Zimbabwe está nos 17 mil milhões de dólares, mas as sanções impostas pelos Estados Unidos podem impedir que o país consiga aceder aos mercados internacio­nais para lançar a recuperaçã­o económica.

Nas previsões para o cresciment­o económico da África Subsaharia­na, divulgadas em Nusa Dua, na Indonésia, o FMI prevê que o Zimbabwe cresça 3,6% e 4,2% neste e no próximo ano.

Numa reportagem divulgada na quinta-feira, a AP escreveu sobre filas de horas para comprar gasolina e o aumento rápido dos preços, além de manifestaç­ões contra o programa de austeridad­e delineado pelo ministro das Finanças, um antigo professor da London School of Economics. Sindicalis­tas opõem-se às medidas económicas do Governo

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola