Jornal de Angola

Método de votação e controlo do ficheiro eleitoral ensombram processo

-

A divulgação dos resultados das eleições autárquica­s em Moçambique começou a ser feita ontem pelos órgãos eleitorais distritais e não na Internet. O portal conjunto do Secretaria­do Técnico de Administra­ção Eleitoral (STAE) e da Comissão Nacional de Eleições (CNE) onde começou a ser divulgada a contagem não mostra evolução nos municípios apurados desde quinta-feira.

No portal, mantém-se a informação de que estão processada­s 21 das 53 autarquias, com a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, a vencer em 20, perdendo numa delas, Chiure, para a Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), principal partido da oposição.

No entanto, outra contagem paralela de plataforma­s de observação indica que há mais autarquias apuradas e que a Frelimo, apesar de manter o domínio do mapa, deverá perder municípios para a Renamo.

O porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, disse ontem à imprensa que foi decidido que a divulgação dos resultados seguiria o formato regulament­ado e idêntico ao de eleições anteriores, passando pelos órgãos de administra­ção intermédia.

A actualizaç­ão da contagem na Internet foi feita na manhã de quinta-feira até à divulgação dos resultados provisório­s pelos órgãos nacionais da CNE e STAE, cabendo aos órgãos a nível distrital promover a divulgação, acrescento­u Cláudio Langa, porta-voz do STAE. Só depois os dados serão agregados na totalidade a nível nacional, o que se prevê que possa acontecer dentro de duas semanas, acrescento­u outra fonte ligada ao processo.

 ?? DR ?? Moçambican­os elegeram os representa­ntes do poder local
DR Moçambican­os elegeram os representa­ntes do poder local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola