Jornal de Angola

Estado de Washington anula pena de morte

-

O Supremo Tribunal do Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, anulou, quinta-feira, por unanimidad­e, a pena de morte na sua jurisdição por a considerar uma violação à Constituiç­ão e “racialment­e tendencios­a.”

“Devido à forma como é imposta, a pena de morte também não cumpre nenhum objectivo penal legítimo”, referiu o tribunal.

Também por unanimidad­e, o referido tribunal decidiu converter em prisão perpétua a sentença de oito pessoas que tinham sido condenadas à morte, embora os juízes tenham divergido em partes das argumentaç­ões.

“A decisão do Supremo Tribunal do Estado, por sorte, põe fim à pena de morte em Washington. O tribunal deixa perfeitame­nte claro que a pena de morte no nosso Estado tem sido imposta de uma maneira arbitrária e racialment­e tendencios­a e aplicada de maneira desigual”, disse o governador Jay Inslee.

“Este é um momento muito importante na nossa busca por uma aplicação justa e equitativa da justiça”, acrescento­u o político democrata.

O procurador-geral, Bob Ferguson, que propôs pela primeira vez uma legislação bipartidár­ia em 2017 para abolir a pena de morte, considerou que este tipo de sentença é inconstitu­cional no Estado.

Washington torna-se no 20º Estado norte-americano - que possui 50, além do distrito de Columbia, onde fica a capital do país, também chamada Washington - a abolir a pena capital.

 ?? DR ?? O tribunal considera a pena capital uma violação à Constituiç­ão
DR O tribunal considera a pena capital uma violação à Constituiç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola