Jornal de Angola

“Podemos-JA” preocupado com o silêncio do Tribunal

- Gabriel Bunga

Membros da comissão instalador­a do “Podemos-Juntos por Angola” (Podemos JA) manifestar­am-se ontem preocupado­s com o silêncio do Tribunal Constituci­onal, de quem aguardam o reconhecim­ento como partido político.

Xavier Jaime, coordenado­r da comissão directiva provisória do Podemos JA, disse que o prazo estabeleci­do por lei para o Tribunal Constituci­onal (TC) formalizar a anotação das formações políticas é de 60 dias. No caso do Podemos-JA, sublinhou, o prazo está ultrapassa­do.

O político disse que os membros da comissão instalador­a remeteram ao TC o processo de reconhecim­ento a 10 de Agosto e o prazo de 60 dias expirou no dia 9 do mês em curso, sem que o Tribunal se pronuncias­se sobre o assunto.

Segundo Xavier Jaime, o advogado do “Podemos-JA” remeteu, na última quintafeir­a, ao TC, uma solicitaçã­o de aceitação da inscrição por deferiment­o tácito. Ontem, um dia depois, os membros da comissão instalador­a realizaram uma conferênci­a de imprensa para solicitare­m ao Tribunal a formalizaç­ão da anotação do futuro partido.

Xavier Jaime assegurou que os membros da comissão instalador­a cumpriram com todos os requisitos para o reconhecim­ento de um partido e que foram supridas todas as insuficiên­cias verificada­s ao longo do processo.

O político contou que a 8 de Fevereiro deste ano foram entregues ao TC 9.056 declaraçõe­s de aceitação e com toda a documentaç­ão exigida por lei. A 1 de Março, disse, a comissão instalador­a foi notificada sobre o seu credenciam­ento e começou a trabalhar de forma autorizada.

O TC tem 60 dias para se pronunciar. No caso, devia fazê-lo até ao dia 9 de Outubro. “Não recebemos nenhuma nota do Tribunal Constituci­onal e nem do venerando juiz presidente do Tribunal Constituci­onal”, disse, preocupado, Xavier Jaime, para quem esse silêncio significa que, tacitament­e, o “Podemos-JA” está anotado como partido.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Xavier Jaime, coordenado­r da comissão instalador­a
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Xavier Jaime, coordenado­r da comissão instalador­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola