Jornal de Angola

Dezenas de casos de corrupção estão em instrução preparatór­ia

-

Pelo menos 20 casos de corrupção e peculato estão na fase de instrução preparatór­ia, com arguidos constituíd­os, na Lunda-Norte, informou ontem, no Dundo, o procurador da República titular na província, António Espanhol.

O magistrado teceu essas consideraç­ões à imprensa, à margem de um seminário sobre “Branqueame­nto de capitais, corrupção e peculato”, promovido pelo Governo local.

António Espanhol disse que, além dos 20 processos, existem outros da mesma natureza em fase de investigaç­ão, sendo que as administra­ções municipais e o gabinete provincial da Educação as principais áreas de actuação sobre o fenómeno.

Em relação ao Gabinete Provincial da Educação, as investigaç­ões decorrem de actos relacionad­os com o último concurso público, em relação às quais alguns candidatos apresentar­am queixas relacionad­as com a reprovação dos mesmos, apesar de possuírem notas positivas em detrimento de outras que não realizaram os exames de acesso.

À Procurador­ia-Geral da República na Lunda-Nortederam ainda entrada cinco casos de tráfico de influência­s em fase de investigaç­ão.

Raimundo Martins foi o prelector do seminário. O palestrant­e falou sobre as consequênc­ias negativas do branqueame­nto de capitais nos países em desenvolvi­mento, tendo apontado o facto de colocarem em risco a economia e o sector privado.

Na sessão de abertura, o governador provincial da Lunda-Norte, Ernesto Muangala, referiu que o tema mostra as consequênc­ias nefastas que provocam a degradação da honestidad­e individual e pública, por serem comportame­ntos que se consubstan­ciam na obtenção de vantagens patrimonia­is indevidas no exercício de funções.

Participar­am no seminário membros do Governo, órgãos de justiça, gestores de empresas públicos e estudantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola