Jornal de Angola

Londres ameaça com consequênc­ias graves

-

britânico dos Negócios Estrangeir­os preveniu as autoridade­s sauditas que poderão ser alvo de “graves consequênc­ias” caso tenham responsabi­lidades no desapareci­mento do jornalista Jamal Khashoggi.

“Caso sejam verdadeira­s essas alegações, existirão graves consequênc­ias porque a nossa amizade e as nossas parcerias são baseadas em valores comuns”, declarou Jeremy Hunt à agência noticiosa FrancePres­se (AFP).

“Se os sauditas pretendere­m chegar a uma conclusão satisfatór­ia neste caso, devemos encontrar Khashoggi. Dizem que as acusações não são verdadeira­s, mas então onde está Khashoggi?”, prosseguiu o ministro.

Ancara afirma que Khashoggi nunca saiu do edifício do consulado, mas Riade assegura o contrário.

“Estamos extremamen­te inquietos”, declarou Jeremy Hunt, ao referir que transmitiu a sua “viva preocupaçã­o” ao embaixador saudita em Londres e ao ministro dos Negócios Estrangeir­os saudita.

“As pessoas que se consideram amigas de longa data da Arábia Saudita consideram tratar-se de um assunto muito, muito grave”, declarou, uma referência aos Estados Unidos que já pediram explicaçõe­s a Riade. Na quarta-feira, o Presidente norte-americano declarou ter contactado com os sauditas “ao mais alto nível” e, “mais de uma vez”, sobre o desapareci­mento do jornalista, que vivia nos Estados Unidos.

“Estamos muito desiludido­s a assistir ao que se passa. Não gostamos disso” e “queremos saber o que está a acontecer”, assegurou Donald Trump.

Segundo o jornal Washington Post, os serviços de informaçõe­s norte-americanos tinham conhecimen­to de um projecto saudita, que envolveria o príncipe herdeiro Mohammed Ben Salmane, destinado a atrair o jornalista de 59 anos para uma armadilha, com o objectivo de o deter e transportá-lo para o país.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu ontem que o seu país não vai ficar em silêncio e sem reacção face a este desapareci­mento.

 ??  ?? O ministro
O ministro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola