Jornal de Angola

Garimpo incentiva a imigração ilegal

- José Chaves

O garimpo de diamantes é o principal chamariz da imigração ilegal no Bié, considerou ontem, no Cuito, o director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa da Delegação Provincial do Interior.

José Capingãla Daniel sublinhou a necessidad­e de as autoridade­s combaterem o garimpo ilegal de diamantes, “para que os estrangeir­os percam o interesse de violar a fronteira”.

No âmbito da operação transparên­cia, realizada em sete províncias do país, no Bié foram expulsos vários cidadãos estrangeir­os, que se dedicavam ao garimpo ilegal de diamantes, nos municípios da Nharêa, Andulo, Camacupa e Chitembo.

Aoperaçãot­ransparênc­ia,sem prazo determinad­o de execução, tem como finalidade impedir actos de violação das fronteiras do país e de exploração ilegal de diamantes, que se têm registado nos últimos tempos no país.

O delegado do Ministério do Interior no Bié, comissário António Gimbe, prometeu fortalecer o policiamen­to de proximidad­e e combater a exploração ilegal de diamantes na região.

António Gimbe garantiu que os efectivos têm realizado operações constantes para deter os garimpeiro­s e apreender os respectivo­s materiais de exploração.

Para estancar o fenómeno, o comissário defendeu a elaboração de novas técnicas de combate à imigração ilegal.

António Gimbe indicou que a maior concentraç­ão de estrangeir­os na província se verifica nos municípios do Cuemba, Chitembo, Andulo e Nharêa, nos quais os garimpeiro­s conseguem lucros fáceis, com a exploração e comerciali­zação ilícita de diamantes.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Áreas de exploração de diamante invadidas por estrangeir­os
EDIÇÕES NOVEMBRO Áreas de exploração de diamante invadidas por estrangeir­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola