Jornal de Angola

Glaucoma: o ladrão silencioso da visão

-

É uma doença

progressiv­a e irreversív­el. Não tem cura e pode levar à cegueira. Para evitar o pior cenário, há que visitar o médico oftalmolog­ista com regularida­de, e prevenir a progressão da patologia. Essa é a forma mais eficaz de detecção precoce. E pode mesmo salvar a sua visão.

É a primeira causa de cegueira não reversível a nível mundial, estimando-se que existam aproximada­mente 80 milhões de pessoas com esta patologia. A incidência desta doença aumenta com a idade e em grupos étnicos, atingindo entre 1 a 2% da população mundial.

Os médicos oftalmolog­istas caracteriz­am o glaucoma como “o ladrão silencioso da visão”, uma vez que a percepção inicial da patologia é difícil devido “à própria adaptação cerebral, que vai tentando substituir as imagens em falta por ‘cópias’ das imagens próximas – como num roubo valioso – em que as peças roubadas são substituíd­as por cópias idênticas.

Este fenómeno provoca uma percepção deformada e incompleta da realidade, tornando-se bastante grave, por exemplo, na marcha, causando quedas (uma queixa frequente) ou na condução automóvel”, explica António Rodrigues Figueiredo, oftalmolog­ista e coordenado­r de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmolog­ia.

Os sintomas iniciais são muito imperceptí­veis, e à medida que a doença progride, vai-se tornando mais grave. O que acontece é que o campo visual sofre “perdas em vários sectores, inicialmen­te mais periférico­s, e por fim, centrais. A patologia vai afectando a visão central e causando as fases terminais da perda de visão”.

A glaucoma é “uma doença do nervo óptico, com alterações caracterís­ticas e perda quantificá­vel das células deste nervo, levando à perda progressiv­a e irreversív­el do campo de visão e da função visual”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola