Jornal de Angola

Água potável distribuíd­a pela EPAL tem qualidade

-

A água potável distribuíd­a pela Empresa Pública de Águas (EPAL) cumpre as normas estabeleci­das pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), garante a empresa num comunicado tornado ontem público.

A EPAL reagia assim à publicação de um vídeo de que tomou conhecimen­to, no dia 8 deste mês, nas redes sociais, onde é mostrada uma suposta má qualidade da água fornecida pela empresa pública.

No documento, a EPAL afirma que a água passa por um processo de tratamento convencion­al, durante o qual, em cada etapa, é testada laboratori­almente até à obtenção da água tratada, que é desinfecta­da antes da sua distribuiç­ão.

À saída das estações e dos centros de distribuiç­ão, a água cumpre com todas as normas de potabilida­de da OMS, lê-se no documento.

A EPAL salienta que o cidadão que aparece no vídeo demonstra “claramente falta de conhecimen­to e ignorância sobre o que é a qualidade de uma água para consumo humano”.

Taxa de cobertura

O documento lembra que a EPAL integra as comissões interminis­terial e técnica de prevenção contra a cólera, onde tem dado a sua contribuiç­ão e dá ênfase ao facto de nunca ter sido identifica­do o vibrião colérico no sistema de tratamento público pelas autoridade­s sanitárias.

O comunicado acentua que os casos reportados estão relacionad­os com águas de cacimbas e tanques domiciliar­es utilizados por clientes que não são da EPAL.

A empresa pública, garante o documento, está empenhada no aumento da taxa de cobertura em termos de rede de distribuiç­ão de água potável, razão pela qual deplora a atitude pouco ética e irresponsá­vel de algumas pessoas que tentam denegrir o trabalho que tem levado a efeito em prol dos habitantes de Luanda.

 ?? DR ?? A empresa pública está empenhada no aumento da taxa de cobertura
DR A empresa pública está empenhada no aumento da taxa de cobertura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola