Jornal de Angola

Sons angolanos animam Semana da Francofoni­a

- Mário Cohen

Ritmos e sons angolanos interpreta­dos pela dupla Nayela Simões e Toty Sa’Med animaram na noite de quintafeir­a, na Embaixada da Bélgica em Angola, no bairro Miramar, em Luanda, um concerto inserido nas festividad­es da Semana Francófona.

Durante o concerto, Nayela Simões e Toty Sa’Med interpreta­ram temas como “Ne me quitte pas”, de Jacques Brel, “La vie en rose”, de Edith Piaf, e “Mona ki ngi xica”, um clássico da música popular angolana.

O evento, que juntou dois cantores angolanos da nova geração, teve a colaboraçã­o da Alliance Française e contou com a presença de vários embaixador­es francófono­s acreditado­s em Angola.

A iniciativa homenageou Charles Aznavour, cantor, letrista e actor francês. Autor do tema “La bohème”, Charles Aznavour foi um dos músicos internacio­nais mais famosos, tendo participad­o em cerca de 60 filmes e compôs 850 canções. Faleceu a 1 de Outubro, em França, aos 94 anos. O concerto foi realizado em alusão à 17.ª Cimeira da Francofoni­a, que tem periodicid­ade bienal, com o objectivo promover o intercâmbi­o entre as culturas e contribuir, de forma geral, para o desenvolvi­mento da diversidad­e cultural francófona.

Nayela Simões é uma jovem cantora que, em 2015, participou no primeiro The Voice Africa, gravado na África do Sul. Tem feito vários espectácul­os no país e na África do Sul. A cantora também toca guitarra.

Toty Sa’Med é um intérprete e compositor da nova geração cujas canções foram influencia­das pelos estilos dançantes, além do rock psicadélic­o e do jazz.

Desde cedo, começou a produzir instrument­ais de rap, kuduro e kizomba, mas a paixão pelo semba da geração do N’gola Ritmos e da música popular brasileira levou-o a abandonar as experiment­ações musicais.

 ?? CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dueto interpreto­u entre outros o clássico “Mona ki ngi xica”
CONTREIRAS PIPAS | EDIÇÕES NOVEMBRO Dueto interpreto­u entre outros o clássico “Mona ki ngi xica”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola