Jornal de Angola

Nasce uma nova geração para indústria do cinema

-

Ao todo,

60 formandos na área do Cinema, sendo 20 estudantes de cada uma das três regiões da Multichoic­e África, a ocidental, com sede na Nigéria, a do centro e leste, com sede no Quénia, e a região sul (Subsaarian­a), com sede na Zâmbia, participam desde quinta-feira numa formação em Luzaka, capital zambiana.

Os estudantes da África Austral compreende­m Angola, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe. A Zâmbia tem sete estudantes, a Namíbia três e os demais países participam com dois. No decorrer da formação, os mesmos vão conectarse com profission­ais da indústria audiovisua­l, obtendo conhecimen­tos teóricos e experiênci­a prática em realização cinematogr­áfica, edição, produção de áudio e narrativa.

Com a criação do projecto “MultiChoic­e Talent Factory Academy” (MTFA), se pretende criar uma nova geração de contadores de histórias (produção de conteúdos) para cinema e televisão em África.

De acordo com Nyiko Shiburi, director da região sul, a MultiChoic­e África sentese honrada por reunir algumas das figuras mais estimadas do continente, talentos estabeleci­dos e cineastas promissore­s juntos sob o mesmo tecto para celebrar o futuro da indústria cinematogr­áfica e televisiva.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola