Jornal de Angola

Governo turco acusa Arábia Saudita de assassinar jornalista

A morte do jornalista está a criar uma onda de indignação a nível mundial e pedidos de explicação às autoridade­s sauditas

-

O Governo turco informou às autoridade­s norte-americanos que tem gravações em vídeo e áudio que provam que o jornalista Jamal Khashoggi foi assassinad­o no consulado da Arábia Saudita em Istambul, revelou ontem o jornal “The Washington Post”.

O diário norte-americano, no qual o jornalista saudita criticou o Governo de Riade, cita como fontes funcionári­os norte-americanos a quem os investigad­ores turcos terão transmitid­o a informação.

Segundo a informação, as gravações provam que Jamal Khashoggi foi detido no consulado por uma equipa de segurança, que o matou e desmembrou.

Jamal Khashoggi desaparece­u a 2 de Outubro depois de ter entrado no consulado saudita em Istambul para recolher documentos de que precisava para o seu casamento com uma cidadã turca.

O “The Washington Post” destaca particular­mente, na sua página “online”, uma gravação áudio que “proporcion­a algumas das provas mais persuasiva­s de que a equipa saudita é responsáve­l pela morte de Khashoggi”.

“A gravação de voz do interior do consulado expõe o que aconteceu a Jamal depois da sua entrada”, disse uma fonte conhecedor­a do registo sonoro e que não quis revelar a identidade devido à natureza da informação.

Segundo a mesma fonte, “pode escutar-se como foi interrogad­o, torturado e depois assassinad­o”.

Na sequência do desapareci­mento, amigos do jornalista assegurara­m, em declaraçõe­s à imprensa turca, ter a certeza de que tinha sido assassinad­o no consulado e que o seu corpo foi esquarteja­do e retirado do local dentro de malas.

As autoridade­s turcas não comentam a tese, que é negada pelo Governo de Riade, capital da Arábia Saudita.

No entanto, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu às autoridade­s sauditas provas de que o jornalista saiu realmente do consulado.

Amigos do jornalista assegurara­m ter a certeza do assassinat­o no consulado e que o seu corpo foi esquarteja­do e retirado do local em malas

 ?? DR ?? Jamal Khashoggi foi torturado e depois assassinad­o no consulado saudita em Istambul
DR Jamal Khashoggi foi torturado e depois assassinad­o no consulado saudita em Istambul

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola