Jornal de Angola

“Pik” Botha morreu aos 86 anos

-

Roelof ‘Pik’ Botha,

antigo ministro dos Negócios Estrangeir­os da África do Sul durante o regime do ‘apartheid’, morreu na madrugada de ontem em Pretória, aos 86 anos, informou a família.

"Ele teve uma vida repleta e será relembrado pela paz em Angola, independên­cia da Namíbia e pelo papel que desempenho­u para a África do Sul realizar as primeiras eleições democrátic­as, tendo participad­o na elaboração da nova Constituiç­ão juntamente com Nelson Mandela e Cyril Ramaphosa", afirmou o filho Piet Botha .

“Pik” Botha dirigiu a diplomacia sul-africana entre 1977 até ao fim do ‘apartheid’, em 1994, como membro do Partido Nacional que instituiu o regime racista em 1948. Mais tarde, integrou o primeiro Governo de Nelson Mandela, como ministro da Energia e Minas.

Botha aposentou-se da política em 1996, mas em 2000 anunciou a adesão ao ANC.

‘Pik’ Botha desempenho­u ainda um papel no processo de negociação de retirada de tropas cubanas e sulafrican­as de Angola que culminou na independên­cia da Namíbia, depois do acordo de paz de Nova Iorque entre Cuba, África do Sul e Angola. Em 1992, Pik Botha deslocou-se a Angola para a assinatura de um acordo para a implementa­ção de relações diplomátic­as entre os dois países.

 ?? DR ?? Antigo ministro do apartheid
DR Antigo ministro do apartheid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola