Pro­du­ção de mel sobe 40 por cen­to

Jornal de Angola - - ECONOMIA - Elau­té­rio Si­li­pu­le­ni

Mais de 150 fa­mí­li­as pro­du­zi­ram no Cuvelai, Cu­ne­ne, es­te ano cer­ca de 674 li­tros de mel, mais 40 por cen­to que os 400 li­tros de 2017, se­gun­do da­dos do sec­tor pro­vin­ci­al da Agri­cul­tu­ra a que o Jor­nal de An­go­la te­ve aces­so e que re­fe­rem a exis­tên­cia de 500 col­mei­as re­gis­ta­das.

A pro­du­ção ocor­reu em 20 al­dei­as, nas qu­ais es­tão im­plan­ta­das qua­tro co­o­pe­ra­ti­vas de api­cul­to­res. Os res­pon­sá­veis lo­cais da Agri­cul­tu­ra con­si­de­ra­ram a pro­du­ção sa­tis­fa­tó­ria, mas pe­dem es­for­ços pa­ra a cri­a­ção e legalização de as­so­ci­a­ções de api­cul­to­res em ou­tras co­mu­ni­da­des ru­rais do Cu­va­lai, o que po­de ele­var os ní­veis de or­ga­ni­za­ção e fa­ci­li­tar a in­tro­du­ção do pro­du­to no cir­cui­to comercial.

Um pro­gra­ma de apoio à pro­du­ção es­tá a ser de­sen­vol­vi­do des­de 2017 pe­lo Fun­do das Na­ções Uni­das pa­ra a Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra (FAO), que dis­po­ni­bi­li­zou 120 mil dó­la­res no âm­bi­to de pro­gra­mas de emer­gên­cia, apoi­an­do a re­si­li­ên­cia das fa­mí­li­as ru­rais e a di­ver­si­fi­ca­ção das fon­tes de ren­di­men­to.

O co­or­de­na­dor do pro­gra­ma, Mat­teo To­ni­ni, afir­mou ter a par­ce­ria dos ministérios da Agri­cul­tu­ra e Flo­res­tas e da Fa­mí­lia e Pro­mo­ção da Mu­lher, bem co­mo da Ad­mi­nis­tra­ção Mu­ni­ci­pal do Cuvelai, o per­mi­tiu a dis­tri­bui­ção de equi­pa­men­tos kits de pro­tec­ção.

“A ini­ci­a­ti­va cri­ou um me­ca­nis­mo de pro­tec­ção so­ci­al das fa­mí­li­as mais vul­ne­rá­veis, que po­dem con­se­guir mais uma fon­te de ren­di­men­to”, re­fe­riu, no­tan­do que o com­ba­te à po­bre­za pas­sa, tam­bém, pe­la va­lo­ri­za­ção de pro­du­tos flo­res­tais não ma­dei­rei­ros.

A ela­bo­ra­ção do pro­jec­to de ex­plo­ra­ção de mel no Cuvelai foi an­te­ce­di­da de um es­tu­do de vi­a­bi­li­da­de que re­ve­lou exis­ti­rem bo­as con­di­ções de pro­du­ção, se­gun­do Mat­teo To­ni­ni, pa­ra quem as téc­ni­cas de api­cul­tu­ra es­tão de acor­do com as ca­rac­te­rís­ti­cas ge­o­fí­si­cas des­tas pro­vín­ci­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.