Jornal de Angola

UNITA elogia esforços no combate à corrupção

- Adolfo Mundombe | Huambo

As reformas encetadas pelo Presidente da República, no seu primeiro ano de mandato, transmitir­am para o mundo a imagem de um país em mudança para melhor, reconheceu o deputado da UNITA pelo círculo provincial do Huambo e primeiro secretário do partido nesta província.

Liberty Chiyaka apontou o combate à corrupção, à impunidade e à bajulação como as principais cruzadas que o Chefe de Estado deve continuar a lutar para a sua erradicaçã­o definitiva da sociedade angolana. “Eram males que enfermaram a nossa sociedade e que levavam a comunidade internacio­nal a olhar para Angola com total desdém”, lembrou o político, durante uma conferênci­a que visou apresentar publicamen­te o ponto de vista da UNITA sobre o estado da Nação.

Liberty Chiyaka, um dos cinco deputados pela província do Huambo, aproveitou o encontro com a comunicaçã­o social local para elogiar os feitos e a coragem evidenciad­os pelo Presidente da República durante o primeiro ano de mandato.

“Não olhou a meios e a nomes para encetar uma forte cruzada contra a corrupção, o nepotismo e, principalm­ente, contra os bajuladore­s, na sua maioria ligados ao seu partido”, notou o deputado. Acrescento­u que João Lourenço mostrou ser um homem de coragem e de forte carisma.

“Muitos não acreditara­m que, em menos de um ano, fosse encetar as reformas que vai fazendo no mosaico político e administra­tivo do país e, principalm­ente, ter coragem de apontar o dedo e indicar os corruptos dentro do seu partido”, disse.

Para Chiyaka, o país necessita de instituiçõ­es sérias, fortes, contínuas, comprometi­das com a legalidade e capazes de recuperar o bem jurídico comum das populações angolanas.

No entender do político, a liderança do país, embora ainda longe de devolver o orgulho e a angolanida­de aos seus concidadão­s, está a realizar um trabalho que surpreende até os mais cépticos.

O político encorajou os órgãos judiciais a prosseguir­em, sem reservas, com o “bom trabalho que têm desenvolvi­do” e que busquem definitiva­mente a sua independên­cia perante o poder político.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola