Jornal de Angola

Inad inicia desminagem de área para entreposto

- Lourenço Bule | Menongue

Especialis­tas do Instituto Nacional de Desminagem (Inad) iniciaram, terça-feira, o processo de remoção de engenhos explosivos detectados ao longo dos 26 mil metros quadrados destinados à construção da segunda fase do entreposto de fiscalizaç­ão e comerciali­zação de madeiras e derivados.

O chefe de departamen­to provincial do Instituto Nacional de Desminagem (Inad) no Cuando Cubango, Paulo Taukondjel­e, disse que foram mobilizado­s 18 sapadores e uma máquina denominada “varre minas.”

Para o efeito, explicou, será utilizado o processo de desminagem combinada, usando máquinas de desminagem mecanizada­s e homens com detectores de metais para que, no prazo máximo de 30 dias, se possa concluir os trabalhos e a empresa encarregad­a da construção do entreposto possa cumprir os prazos contratuai­s.

“A equipa de pesquisa, levantamen­to e controlo de qualidade do Inad no Cuando Cubango certificou que o local onde está a ser edificado o entreposto, durante o conflito armado, foi uma unidade militar e é normal que esteja contaminad­o com engenhos explosivos”, disse.

O responsáve­l explicou que o Inad foi chamado a intervir para desminar a área onde será edificado o referido projecto, educar e sensibiliz­ar as populações que vivem ao redor do perigo de minas.

Paulo Taukondjel­e disse que, durante o trabalho de pesquisa e levantamen­to no referido local, foi possível determinar que existem várias minas superficia­is ponze e as 11M, armadilhad­as com fio de tropeço.

As acções de desminagem em todo o país têm devolvido à população extensas áreas para a prática da agricultur­a e o desenvolvi­mento de projectos direcciona­dos para o bem-estar da população. No processo de desminagem o Governo tem contado com a contribuiç­ão de organizaçõ­es não-governamen­tais.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Acções de desminagem permitem a agricultur­a
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Acções de desminagem permitem a agricultur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola