Jornal de Angola

A Terra atinge o ponto de não retorno em 2035

-

O planeta Terra está a caminhar rapidament­e para um ponto de não retorno, a menos que sejam tomadas medidas urgentes, avisa um grupo de cientistas num estudo do Earth System Dynamics, publicação da União Europeia das Geociência­s. Segundo eles, esse ponto de não retorno pode chegar antes de 2035.

“No nosso estudo, mostramos que há prazos estritos para agir. Concluímos que resta muito pouco tempo antes que as metas de Paris se tornem impraticáv­eis mesmo com as estratégia­s de redução de emissões”, disse Henk Dijkstra, professor da Universida­de de Utrecht, na Holanda, e um dos autores do estudo intitulado “The point of no return for climate action: effects of climate uncertaint­y and risk tolerance” (Ponto de não retorno para uma acção sobre o clima: efeitos da incerteza do clima e riscos da tolerância).

O Acordo de Paris, do qual Donald Trump retirou os EUA, estabelece que se mantenha o aumento da temperatur­a média global abaixo dos 2º C em relação aos níveis da era pré-industrial e limitar o aumento de 1,5º C.

Vários outros estudos e cientistas têm alertado no mesmo sentido de que o tempo urge e que o que está a ser feito não é suficiente nem suficiente­mente rápido.

Os cientistas envolvidos neste estudo agora publicado calcularam a rapidez com que o Mundo teria que abraçar as energias renováveis para conseguir travar os efeitos das alterações climáticas e chegaram à data de 2035. Assim, para evitar o impacto de alterações climáticas que poderiam desencadea­r catástrofe­s que deixariam o planeta inabitável, o Mundo teria que viver das energias renováveis.

Ao dar essa data limite, sublinham os investigad­ores, podem até estar a ser demasiado optimistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola