Jornal de Angola

Renamo interpõe recurso dos resultados eleitorais

-

A Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), principal força da oposição, interpôs recurso judicial dos resultados das eleições autárquica­s em cinco municípios do país.

A Renamo reivindica vitória em 13 das 53 autarquias do país, contra oito que constam do apuramento feito pelos órgãos eleitorais.

“Apresentám­os recursos nos tribunais distritais dos municípios de Moatize, Monapo, Marromeu, Alto Molócue e Matola, porque ganhámos nesses municípios, mas os resultados foram falsificad­os”, declarou o mandatário da Renamo junto dos órgãos eleitorais.

André Majibire disse à Lusa que os resultados das eleições nos municípios em que o partido recorreu basearam-se em editais falsificad­os a favor da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder.

“Num dos casos, os editais foram falsificad­os depois de assinados e noutros provocaram-se escaramuça­s para que os nossos delegados de lista não assistisse­m à contagem”, acusou.

Em caso de recusa de provimento dos recursos pelos tribunais distritais, prosseguiu, a Renamo vai recorrer ao Conselho Constituci­onal.

“Vamos esgotar todos os meios judiciais ao nosso dispor, porque ganhámos em 13 municípios, mas a vitória foinos negada em cinco”, frisou.

Resultados oficiais divulgados no domingo dão vitória à Renamo em oito autarquias contra 44 da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, enquanto o Movimento Democrátic­o de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, ganhou no município da Beira.

 ?? DR ?? Oposição denuncia irregulari­dades no recenseame­nto
DR Oposição denuncia irregulari­dades no recenseame­nto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola